A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, participou, na última sexta-feira (21), da abertura da 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
Nesta edição, a Mostra homenageou o cineasta carioca Paulo César Saraceni – diretor do filme “O Gerente”, que inaugurou a programação do evento – e o ator pernambucano Irandhir Santos, que receberam os respectivos prêmios da ministra, que, após elogiar os homenageados, destacou a relevância, para o cinema nacional, de eventos como a Mostra de Cinema de Tiradentes.
“Os festivais têm um papel importante, pois representam a única janela de exibição para boa parte das obras brasileiras que não chegam ao circuito comercial. A Mostra de Tiradentes traz a exibição gratuita de uma centena de filmes brasileiros, além de diversas ações de capacitação, abrindo o calendário de festivais no país”.
Também prestigiou a abertura da Mostra, acompanhando a ministra, a nova secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), Ana Paula Dourado Santana.
A 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes exibirá, até o dia 29 de janeiro, 134 filmes brasileiros. Toda a programação é aberta ao público.