A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, recebeu na manhã desta quarta-feira (20), na Base Aérea de Brasília, a medalha Mérito Santos- Dumont, do Comando da Aeronáutica, criada em homenagem ao Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos Dumont, nascido em 20 de julho de 1873.
A cerimônia contou com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer; do ministro da Defesa, Nelson Jobim; e do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, que atuaram como paraninfos na solenidade, juntamente com diversas autoridades.
Além da ministra da Cultura, mais 22 ministros de Estado foram agraciados com a medalha, dentre eles, Paulo Bernardo, das Comunicações; Maria do Rosário Nunes, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal; e Gleisi Helena Hoffmann, da Casa Civil da Presidência da República. No total, 206 nomes de pessoas constam na lista dos agraciados.
A medalha Mérito Santos Dumont foi criada pelo Decreto nº 39.905, de 1956, alterado pelo Decreto 4.209, de abril de 2002. É uma distinção concedida aos cidadãos brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica Brasileira e também aos militares da Força Aérea Brasileira que tenham se destacado no exercício de sua profissão. Também é concedida aos militares das Forças Armadas Nacionais ou Estrangeiras que vieram a se tornar credores de homenagem especial.