×

Cultura

Ministra da Cultura defende projeto para o Carnaval do Brasil

Por duas horas, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, percorreu os barracões das escolas de samba cariocas, na Cidade do Samba, entre elas, Portela, Grande Rio e União da Ilha, recentemente atingidas por um incêndio. No labirinto dos barracões, tomado pelo cheiro de tintas, adesivos e por faíscas de solda, a ministra conversou com carnavalescos, rainhas e presidentes.

Ana de Hollanda lamentou o ocorrido, mas falou da necessidade de uma política mais perene para o carnaval brasileiro: “A solução para isso tem de ser conversada com todo o Brasil. Aqui, neste caso, é mais o Rio, a Prefeitura. Mas uma política de apoio a esta festa nacional não pode ficar apenas em cima de um incidente”, afirmou a ministra, que pretende levar o assunto para discussão com o ministério do Turismo, outro importante ator do Carnaval.

O Presidente da Liga Indepedente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Jorge Castanheira, corroborou as intenções da ministra da Cultura. “É isso, ministra. Queremos algo permanente. Para que tenhamos um espetáculo cada vez mais bonito, mais atraente”, defendeu.

A ministra Ana de Hollanda lembrou ainda dos mecanismos utilizados pelo governo para dar apoio à folia. “Nossa forma de atuação tem sido exatamente por meio do incentivo fiscal, ou seja, uma forma de isenção fiscal para quem apoiar o carnaval”, observou.

Fabio Ricardo, carnavalesco da São Clemente, agradeceu a visita da ministra: “Em nome dos carnavalescos, em nome da Liga, dos colegas, muito obrigado, ministra, pelo incentivo que é sua visita a esta que é a maior força do Brasil”.

“Fiquei emocionadíssima com a visita de hoje. Quem vê a escola na avenida, mas antes presencia este esforço – desde a parte industrial, das máquinas, até os detalhes artesanais -, fica impressionado”, retribuiu Ana de Hollanda.

Acompanharam a ministra na visita, entre outros, o subsecretário de Turismo do Rio, Pedro Augusto Guimarães; o secretário especial, Antônio Pedro Figueira de Melo; a subsecretaria de Cultura do Estado do Rio, Beatriz Caiado; o secretário Municipal de Cultura, Emilio Kalilo; e a secretária indicada de Cidadania e Diversidade Cultural, Marta Porto