Na manhã desta terça-feira (15), a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, recebeu em seu gabinete, em Brasília, o deputado federal Angelo Vanhoni (PT/PR), que veio tratar de uma série de assuntos culturais relativos ao estado paranaense. Segundo a ministra, a conversa foi bastante positiva. “O deputado é um defensor incondicional da cultura e alertou para a necessidade do MinC desenvolver uma interlocução mais intensa com o Congresso Nacional”, ressaltou.
Durante a audiência, um dos temas abordados diz respeito às comemorações dos 120 anos da Imigração Ucraniana no Brasil (1891-2011). O deputado convidou Ana de Hollanda a participar, no dia 11 de maio, da programação que contará com a presença do presidente da Ucrânia, Vicktor Yanukovich, que chegará ao Brasil no dia 10. De Curitiba, eles partirão para uma visita à região sul do Paraná, onde se concentra o maior contingente eslavo que imigrou para o Brasil (poloneses e ucranianos).
“Trata-se de um paraíso do ponto de vista ambiental e cultural, uma verdadeira pérola”, disse Ângelo Vanhoni, referindo-se ao local onde se desenvolveram as culturas ucranianas e polonesas no estado paranaense, ao longo da Serra da Esperança.
Maior comunidade
O Brasil tem hoje a maior comunidade ucraniana da América Latina, contando com mais de 500 mil pessoas, entre ucranianos e descendentes. Desse total, 75% vivem no estado paranaense, sendo que o município de Prudentópolis é considerado a cidade mais ucraniana de todo o Brasil. Destaque, também, para as cidades de Mallet e Irati, além de outras.
O deputado lembrou que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou um inventário do patrimônio polonês e ucraniano na região do sul paranaense. “Se ainda não foi lançado, seria uma boa ocasião para fazê-lo”, mencionou.
Em agosto e setembro ocorrerão vários eventos, dentro dos quais haverá a apresentação de grupos ucranianos que serão trazidos ao Brasil. O Dia Nacional da Comunidade Ucraniana no Brasil é comemorado na data de 24 de agosto, a partir da lei de autoria de Ângelo Vanhoni, sancionada pelo ex-presidente Lula em janeiro de 2010.
Teatro
O deputado federal também convidou a ministra da Cultura a participar da abertura do Festival de Teatro de Curitiba, que se realizará no período de 29 de março a 10 de abril deste ano. Ele destacou a cultura fervilhante existente no Paraná, “onde há um grande celeiro de atores, atuando inclusive fora do estado, como no Rio de Janeiro e em São Paulo”, disse. Segundo o parlamentar, é importante que alguém da Funarte possa acompanhar todo esse trabalho cultural que se desenvolve no estado.
Acompanharam a reunião, Karla Mazia, assessora do deputado, e o assessor parlamentar do MinC, José Ivo.
