A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, fechou nesta sexta-feira (31/12), em Brasília, um novo acordo de cooperação com a China. Em reunião com o ministro chinês dos Recursos Hídricos, Chen Lei, ela destacou a importância da parceria com aquele país, detentor de 6% da água do planeta.
“Vamos definir uma nova agenda de trabalho bilateral, explorando o nosso potencial de cooperação”, afirmou Izabella. Chen visita o Brasil na qualidade de chefe da missão diplomática e representante do presidente chinês, Hu Jintao, na posse da presidente Dilma Rousseff.
O novo entendimento prevê a ampliação da cooperação técnica em planejamento e gestão dos recursos hídricos, áreas onde o Brasil tem reconhecida excelência mundial. O ministro chinês afirmou que seu governo entende a parceria como estratégica e se colocou à disposição para o fortalecimento do intercâmbio bilateral.
Izabella lembrou o apoio da China em questões de relevante importância nos fóruns internacionais de biodiversidade e mudanças climáticas, as COPs 10 e 16, realizadas esse ano.
Para ela, “não há dificuldades para o entendimento entre os dois países nas questões ambientais”. Chen convidou a ministra brasileira a visitar seu país durante o 4° Fórum do Desenvolvimento Regional do Rio Yangtze, que concentra a principal bacia hidrográfica chinesa.
A proposta é que a delegação brasileira possa fazer um relato da experiência em gestão de bacias e preservação dos recursos hídricos.
A ministra defendeu a definição da agenda bilateral de forma mais ampla no que diz respeito ao meio ambiente. Para ela, é possível um alinhamento político e estratégico de forma a assegurar os avanços nas questões que envolvem o aquecimento global e a preservação dos recursos hídricos. Já o ministro Chen afirmou que seu governo gostaria de aprofunda a cooperação, informando que a China já encaminhou ao Itamaraty uma proposta de renovação do memorando de cooperação. A expectativa é de que o governo brasileiro analise e aprove o documento até a próxima visita da delegação brasileira àquele país, prevista para o primeiro trimestre de 2011. A reunião será preparatória para o 6° Fórum Mundial da Água, que vai ocorrer em Marsélia, na França, em 2012.