Agência Regional do Trabalho de União dos Palmares
Nesta sexta-feira foi devolvida à população de União dos Palmares a Agência Regional do Trabalho, que estava interditada desde junho deste ano. A solenidade contou com a presença de autoridades locais e das principais lideranças do Município. A unidade de União dos Palmares expede, aproximadamente, 1.500 Carteiras de Trabalho por mês, realiza dezenas de homologações trabalhistas por semana e recepciona centenas de Seguro Desemprego por mês. Também atende toda a demanda das cidades circunvizinhas, beneficiando milhares de trabalhadores.
Graças à parceria realizada entre a Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas, por Intermédio do superintendente Israel Lessa e o setor privado daquele município e com o apoio da prefeitura local, atualmente a Agência Regional do Trabalho em União dos Palmares conta com um ambiente climatizado, com pontos de atendimento ao trabalhador em perfeito estado de funcionamento e modernas instalações.
Ao falar sobre a importância deste ato, Israel Lessa destacou as dificuldades encontradas à frente da regional, desde o ano de 2012, quando recém-chegado à superintendência. “Tivemos um orçamento defasado até o ano de 2014 e agora, graças aos esforços da atual gestão, conseguimos dobrar o nosso orçamento, passando a contar com o montante de R$ 3 milhões de reais, por ano. A situação precária das agências regionais do Trabalho é página virada. Contamos, agora, com um contrato de manutenção predial para a sede e suas unidades; contratos de manutenção de ar condicionado, elevador e impressoras. Não possuíamos nenhum desses contratos anteriormente e a logística do órgão era incipiente e inoperante”, explica Lessa.
Recentemente também foram interditadas, pelos fiscais do trabalho, as Agências de Maragogi, Palmeira dos Índios e a Gerência Regional do Trabalho em Arapiraca, que já está funcionando, “graças a parceria do Ministério do Trabalho com a Fecomércio, quando o presidente Wilton Malta ofereceu uma sede provisória. O foco do nosso trabalho, agora, é a reabertura das agências de Maragogi e Palmeira dos Índios”, ressalta Lessa.
Na ocasião, Daniel Almeida, o maior empregador da cidade, disse que ficou sensibilizado pela importância do funcionamento do órgão para a região, o que o incentivou a contribuir para a reforma estrutural dessa agência.
Já o presidente da Fecomércio, Wilton Malta, enfatizou a parceria entre setor privado e público é salutar e traz melhorias para o trabalhador alagoano, beneficiando toda a sociedade local.
