×

Alagoas

Ministério Público vai investigar contas do SUS de três municípios

Segundo o promotor Adriano Jorge Correia, os inquéritos foram motivados após o recebimento de ofícios nos quais expressam possíveis irregularidades

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE-AL), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Porto Calvo, instaurou inquéritos civis público para apurar informações sobre a prestação de contas dos recursos públicos provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios de Porto Calvo, Jacuípe e Campestre.

Segundo o promotor de Justiça Adriano Jorge Correia de Barros Lima, os inquéritos foram motivados após o recebimento de ofícios expedidos pelo Núcleo de Defesa de Saúde Pública do Ministério Público de Alagoas (NUDESP), nos quais expressam que possíveis irregularidades devem estar ocorrendo na prestação de contas dos recursos públicos de saúde desses municípios.

“Os ofícios que recebemos do Núcleo de Defesa da Saúde Pública demonstra o que a Lei determina, como é o caso da obrigação que os secretários municipais de Saúde possuem em realizar, periodicamente, a prestação de contas dos recursos do SUS, por meio de um relatório detalhado, que deve ser apresentado em audiência pública perante a Câmara Municipal. A omissão das autoridades envolvidas pode ser configurada em atos de improbidade administrativa. Por isso, caso sejam confirmadas as omissões, podemos propor as devidas ações judiciais”, expôs o promotor.

Relatórios de prestação de contas

Para apurar os fatos, o promotor de Justiça requisitou que os Secretários de Finanças desses municípios encaminhem cópias dos relatórios resumidos de Execução Orçamentárias referentes a todos os meses de 2014 e aos dois últimos bimestres de 2015, acompanhadas dos demonstrativos próprios de receitas correntes e despesas com ações e serviços públicos de saúde.

O promotor Adriano Jorge solicitou aos presidentes das Câmaras de Vereadores de Porto Calvo, Jacuípe e Campestre informações sobre a prestação de contas do Executivo relativo ao ano de 2014; a Elaboração do plano de saúde plurianual; o cumprimento das metas para a saúde estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias; a aplicação dos recursos mínimos em ações e serviços públicos de saúde no ano de 2014; a transferências dos recursos ao Fundo de Saúde em 2014 e 2015; a aplicação dos recursos vinculados ao SUS nos anos de 2014 e 2015.

Recomendação

Os presidentes das Câmaras de vereadores desses municípios também receberam a recomendação de que convoquem os respectivos secretários municipais de saúde para, em audiência pública, apresentarem, perante a Casa Legislativa, o Relatório detalhado dos recursos da saúde referente ao último quadrimestre.

Já ao Conselho Municipal de Saúde, o promotor requisitou cópia do parecer conclusivo referente ao Relatório de Gestão do SUS correspondente ao exercício de 2014.

Para o Secretário de Saúde do município foi solicitada a cópia do Relatório de Gestão referida ao 1º quadrimestre de 2015. Além disso, o promotor recomendou que o gestor tome providência em relação à alimentação bimestral do Sistema de Orçamentos Públicos de Saúde (SIOPS), e que encaminhe os espelhos do sistema ao MPE/AL.