Solenidade de inauguração aconteceu na manhã desta quarta-feira, 08 de março
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) inaugurou nesta quarta-feira, 08 de março, sua sede própria em Penedo. O investimento para a população é consequência da receptividade do Prefeito Ronaldo Lopes, que doou terreno do patrimônio público municipal – com aprovação da Câmara de Vereadores – para o órgão ministerial.
Localizado na rodovia AL 110, próximo da rotatória conhecida como Toca do Índio, a sede do Ministério Público Estadual em Penedo recebe o nome do promotor de justiça aposentado Silvio Menezes Tavares, presente na solenidade ao lado de familiares.
O reconhecimento ao trabalho realizado por Dr. Sílvio Menezes, ao longo de mais de três décadas à frente do MP em Penedo, foi destacado no discurso de todas as autoridades que também enalteceram o protagonismo feminino neste Dia Internacional da Mulher.
O Procurador Geral do MPE/AL, Márcio Tenório Tenório de Albuquerque, frisou que o nome do homenageado para a sede das cinco promotorias de justiça de Penedo foi aprovado por unanimidade na reunião do colegiado de procuradores, agradecendo a Ronaldo Lopes por ter acolhido a solicitação que viabilizou a obra orçada em R$ 2,5 milhões.
O pleito para a sede própria do MPE em Penedo foi apresentado a Ronaldo Lopes por Márcio Tenório em março de 2021. Dois anos depois, o objetivo foi alcançado. Em seu discurso, Ronaldo Lopes afirmou que a homenagem a Dr. Sílvio honra e orgulha a cidade de Penedo, ressaltando a importância do Ministério Público Estadual.
“Temos a mais plena consciência de que o Ministério Público é a instituição que cuida dos interesses da sociedade, principalmente nos setores mais vulneráveis e mais necessitados de amparo. Quero parabenizar a todos por este dia histórico e dizer que o Poder Executivo Municipal continua parceiro, a fim de que possamos juntos fazer sempre o melhor pela nossa população que é, sem dúvida, a mais beneficiada com este empreendimento”.

Como será a nova sede
Seguindo os padrões criados nos projetos das Promotorias de Justiça de Atalaia e Murici, a arquitetura do MPAL de Penedo visou exaltar a identidade da instituição, priorizando as cores do Estado de Alagoas: branco, vermelho e azul. A base da estrutura foi concreto armado e as paredes de vedação externas são em alvenaria, sendo as internas em divisórias de gesso acartonado, que foram isoladas com lã de vidro para garantir o conforto acústico das salas.
Todos os espaços são amplos e bem iluminados. Os banheiros e demais áreas molhadas foram revestidos com porcelanato, bem como toda a fachada foi executada em cerâmica, visando melhor acabamento e menores custos de manutenção futuros.
O forro escolhido foi o modular feito de isopor, que tem o objetivo de facilitar os procedimentos de manutenção e, na fachada, também foram instalados brises para reduzir a incidência solar dentro das salas e, assim, melhorar o conforto térmico no dia a dia dos colaboradores.
Acessibilidade
Honrando o seu compromisso com a acessibilidade, foram colocados guarda-corpos, rampas acessíveis, piso tátil e vagas demarcadas para pessoas com deficiência, respeitando as normas vigentes e garantindo a inclusão de todos.
Sustentabilidade
Buscando o uso racional dos recursos ambientais, realizou-se a adesão ao reúso de água, viabilizado por meio da captação de água pluvial, a qual volta para o sistema para ser utilizado nos vasos sanitários. Além disso, todos os ambientes contam com tomadas estabilizadas, no intuito de minimizar riscos de danos aos computadores em caso de oscilações na rede elétrica da região.
Na parte externa, o prédio é coberto por grama esmeralda e possui um amplo estacionamento privativo feito em piso intertravado, também visando manter a sustentabilidade ao promover a infiltração de parte da água das chuvas. Por fim, a qualidade estética é garantida pelo gradil branco que circunda o prédio, que foi pensado por tornar o espaço convidativo à população, passando a ideia de transparência.
Pela extensão do terreno, parte dele ficará isolada para que, no futuro, possa ser utilizado de maneira proveitosa pelo órgão, a exemplo de sua exploração para instalação de placas solares e pomar.
O projeto de construção das novas promotorias foi confeccionado pelo setor de Engenharia e Arquitetura do Ministério Público: “O local foi pensado principalmente para bem atender aos usuários diários da instituição, ou seja, a comunidade que procura o MPAL para resolução de seus problemas. O conforto, a inclusão e o bem-estar, em todos os sentidos, foi o norte da concepção desse projeto”, garantiu o engenheiro João Elias.
Clique AQUI e veja mais fotos!
