O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançam a nova edição da Campanha de Aleitamento Materno, durante a 18ª Semana Mundial da Amamentação (SMAM), de 1º a 7 de agosto. Com o slogan “Amamentação em todos os momentos. Mais saúde, carinho e proteção”, a campanha defende a amamentação como resposta às situações de emergência, como enchentes, secas e outras catástrofes naturais. O tema foi definido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, sigla em inglês)
“A ideia é incentivar uma maior participação e o apoio dos profissionais de saúde, familiares e rede social, governo e sociedade civil organizada à mulher e seu filho nessas situações, em que o risco de interrupção da amamentação aumenta e as condições típicas de catástrofes favorecem o aparecimento de doenças infecciosas”, explica Lilian Córdova do Espírito Santo, assessora para assuntos relacionados ao aleitamento materno, da Área Técnica de Saúde da Criança, do Ministério da Saúde.
Neste ano, a campanha tem como madrinha a cantora baiana Claudia Leitte e seu filho Davi, de seis meses. A artista vai chamar atenção para importância do gesto de amamentar. Um filme e um spot com Claudia e Davi foram gravados para veiculação nas televisões e nas rádios.
Serão distribuídos 50 mil cartazes e 1,7 milhão de folders a todos os estados e municípios brasileiros e às filiadas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Além disso, a divulgação da mobilização será feita em paradas de ônibus, metrô, entre outros. O layout para confecção de camisetas, bonés, adesivos e banners também será disponibilizado na internet para utilização dos gestores locais.