Objetivo é facilitar a entrada de turistas e profissionais do período dos Jogos Olímpicos 2016
Devido à proximidade dos Jogos Olímpicos 2016, o Ministério do Turismo analisa uma maneira de facilitar o ingresso de turistas no Brasil. O órgão estuda a criação do “Passaporte Olímpico” para minimizar as exigências tanto para profissionais, quanto para visitantes, e assim ampliar o turismo em 2016.
O processo de concessão de visto geralmente segue uma lógica de reciprocidade, como é o caso do visto americano, exigido de brasileiros, e visto brasileiro, exigido de cidadãos estadunidenses. Por esta razão, a criação do “Passaporte Olímpico” deve ser discutida tanto com o Ministério das Relações Exteriores, quanto com a presidente Dilma Rousseff.
“Qualquer dificuldade imposta ao turista para viajar torna a experiência mais desconfortável. A ideia é que possamos estabelecer, de forma antecipada, o que vale por um período, como foi na Copa do Mundo, a facilidade de vistos para profissionais e turistas. A ideia do Passaporte Olímpico antecipa [essa facilidade]”, disse o ministro Vinícius Lages à imprensa.
O Ministério do Turismo ainda vai propor a criação do Ano Olímpico Brasileiro em 2016 com o objetivo de incentivar visitas ao país durante todo o ano e não somente durante as competições e nos destinos sede dos jogos. O órgão pretende criar também o “Brasil Pass” para conceder benefícios e descontos em aéreos e hotéis.
A proposta do ministério priorizará países com maiores índices de turismo no Brasil e no mundo, tais como Estados Unidos e China.
