×

Alagoas

Ministério da Saúde reafirma compromisso com Alagoas

O sistema de saúde pública de Alagoas vai passar por um diagnóstico de técnicos do Ministério da Saúde. O acordo foi definido pelo governador Teotonio Vilela Filho, na noite dessa terça-feira (30), em audiência com o ministro Alexandre Padilha e a equipe da pasta. A proposta alagoana é de que técnicos do Ministério percorram as unidades de saúde do estado e avaliem as condições da rede e, posteriormente, apresentem soluções viáveis para melhorar o atendimento à população.

A iniciativa surgiu em função do trabalho que a equipe do Ministério vem fazendo para viabilizar a melhoria nos serviços de saúde em Maceió e na região de Arapiraca. Durante a reunião – que contou com as presenças do secretário Alexandre Toledo e do senador Benedito de Lira – os técnicos mostraram que conhecem de perto os problemas e estruturas das unidades da rede da capital e Arapiraca. Analisando a extensa pauta de reivindicações do estado, o grupo considerou justas as solicitações do estado e prometeu dar celeridade à análise e solução dos problemas.

Entre as urgências, Alexandre Toledo destacou a necessidade de liberação dos recursos para equipar a UTI e os novos leitos que serão disponibilizados com o fim das obras do Hospital Geral do Estado (HGE). Toledo defendeu que os novos espaços não podem ficar ociosos à espera de equipamentos, já que a população da capital precisa deles. O secretário pediu ainda a liberação de recursos para equipar o hospital Daniel Houre, em Arapiraca, que deve ter as obras concluídas até dezembro.

Os técnicos do Ministério sugeriram ainda uma mudança de planos ao governo do Estado, ou seja, trocar a construção do hospital metropolitano pela revitalização do hospital do Açúcar. Teotonio Vilela informou que o hospital está em situação difícil e à beira da falência, com grande parte de seu espaço ocioso, com deficiências na equipe e outros problemas.

Pela proposta apresentada para recuperar o hospital do Açúcar, seriam feitas revitalização do espaço, melhoria na gestão e regulação dos serviços e aproveitamento de leitos, manutenção de equipamentos, complementação das equipes, além de oferecidos 100 novos leitos pelo Ministério da Saúde, com um pagamento de serviços superior ao praticado normalmente, aumentando os recursos disponibilizados e viabilizando a melhoria e manutenção da unidade em funcionamento. A proposta ainda será analisada pela equipe de governo.

“Estou impressionado com o conhecimento da equipe do ministério sobre os problemas de Maceió. É uma equipe comprometida com Alagoas. Eles sabem as condições dos hospitais e até o nome das pessoas que cuidam da saúde nas unidades”, concluiu o governador, ao final do encontro.