
Secretário Herbert Motta participou da coletiva como vice-presidente do CONASS
O secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta participou ontem(1º), em Brasília, como vice-presidente do Conselho Nacional do Secretários de Saúde-CONASS, da coletiva de imprensa realizada pelo Ministério da Saúde para apresentação das ações desenvolvidas no combate à dengue no Brasil e das estratégias estabelecidas para 2011.
O ministro Jose Gomes Temporão apresentou uma nova ferramenta para avaliação dos riscos de epidemias de dengue, além de estabelecer uma nova metodologia denominada “Risco Dengue”, que consiste no reforço do caráter da intersetorialidade no controle da dengue, permitindo aos gestores de saúde intensificar as diversas ações de prevenção nas áreas de maior risco.
A nova metodologia consiste no levantamento da incidência de casos nos últimos anos, visando estabelecer metas para redução dos índices de infestação, assim como fazer um monitoramento direto da circulação do mosquito transmissor, buscar uma cobertura regular no abastecimento da água, saneamento básico e coleta do lixo, além de centrar esforços nas áreas de maior densidade populacional.
Como estratégia também está sendo desenvolvida uma vacina, em parceria com o laboratório Pasteur, inicialmente na cidade de Vitória, no Espírito Santo, com objetivo de buscar uma solução preventiva e definitiva no combate a dengue.
“Uma vacina é a grande solução para acabarmos com a doença, porém, para se eliminar o mosquito transmissor da dengue e necessário uma mudança de comportamento do povo brasileiro, além de investimentos em saneamento básico e coleta de lixo”, destacou o secretário Herbert Motta.
Na oportunidade o ministério anunciou a compra de 10 nebulizadores portáteis, 20 veículos e 20 equipamentos de aplicação de inseticida (fumacê), além de 263 mil litros de inseticidas e 3,5 mil toneladas de larvicidas que serão distribuídos entre os estados.