A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) encaminhou ofício à Policia Civil de Alagoas, manifestando satisfação pelo desempenho durante a permanência da Força Nacional de Polícia Judiciária no Estado, em sua primeira missão no País.
No documento, o secretário nacional substituto de Segurança Pública, Alexandre Augusto Aragon, agradece o apoio recebido, “tendo em vista a parceria que levou a construir uma segurança pública cada vez mais integrada e pautada na responsabilidade com a população brasileira”, explica.
O secretário salienta que a Policia Civil hoje é reconhecida por toda a nação. “O esforço da Policia Civil de Alagoas hoje é reconhecido pela nação brasileira como um todo, o que nos chancela à construção de um modelo de segurança pública, já reconhecido pela ONU e exportado para diversos países do mundo”, disse.
A Força Nacional de Polícia Judiciária permaneceu em Alagoas durante 45 dias. Neste período, em parceria com a PC alagoana, 68,9% dos inquéritos investigados foram esclarecidos, com posterior pedido da prisão dos acusados. Esta iniciativa veio em apoio à polícia local, com o objetivo de encaminhar os inquéritos não concluidos até dezembro de 2007 para o Judiciário.
Alagoas foi o primeiro Estado a passar pela experiência de contar com a colaboração da Força Nacional de Polícia Judiciária.
Alexandre Augusto encerra o ofício, agradecendo, “por um dever de justiça e reconhecimento”, ao delegado-geral de Polícia Civil de Alagoas, Marcilio Barenco, e a todos que integraram a equipe.