×

Alagoas

Ministério da Justiça aprova projeto para capacitação da Defesa Social

Os profissionais dos órgãos de segurança pública de Alagoas foram contemplados com cursos de pós-graduação, recurso tecnológico e incentivo à prática de ações físicas voltadas ao bem estar. Os recursos foram captados pela Secretaria de Estado da Defesa Social junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça.

O objetivo geral do projeto, selecionado entre as propostas sobre educação em Segurança Pública, é promover ações educacionais e promoção da saúde, visando à qualidade de vida no trabalho com foco na valorização profissional.

Serão três cursos de pós-graduação. Elaborado pelo Núcleo de Ensino e da Coordenadoria de Projetos da Defesa Social e pelo Departamento de Educação Física e Desporto da Polícia Militar, as capacitações têm como foco a valorização profissional.

De acordo com o edital, cada curso de pós-graduação disponibilizam 40 vagas, que serão preenchidas por gestores e docentes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Perícia Oficial que preencherem os requisitos necessários.

Com a aprovação do projeto, os profissionais de segurança ganharão duas academias de musculação completas destinadas a promoção da saúde. Uma das academias será montada na capital e a outra será instalada na cidade de Arapiraca. A Senasp selecionou também o projeto de aquisição de um software que servirá para otimizar a gestão dos processos de ensino e aprendizagem dos órgãos de segurança pública.

Para o subchefe do Núcleo de Planejamento de Ensino, Emerson Lima, as maiores dificuldades foram vencidas com a aprovação do projeto. “Isto representa novos investimentos na valorização profissional de segurança pública e uma melhor capacitação do servidor. Foi mais uma vitória para Alagoas, por ter sido selecionado entre os13 estados”, comemorou.

As próximas fases serão de análises técnicas e diligências de propostas. A Defesa Social aguarda os documentos do termo de convênio para conferir o cronograma de execução do projeto, sendo designado posteriormente um gestor para acompanhar o convênio junto à Senasp.