×

Alagoas

Ministério da Educação eleva Índice Geral de Cursos da Uneal

O Índice Geral de Cursos da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) foi elevado de 2,8 para três, pelo Ministério da Educação. A escala de pontuação estabelecida pelo IGC varia entre 1 e 5. A boa notícia foi divulgada nesta sexta-feira (18), na página do MEC na Internet e já é comemorada pela comunidade acadêmica da Uneal.

O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior e serve como referência até para a implantação de cursos de Mestrado e Doutorado, por exemplo. O índice é calculado pela a média dos últimos Conceitos Preliminares de Cursos (CPCs) disponíveis dos cursos avaliados da instituição no ano do cálculo e nos dois anteriores e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados.

A pró-reitora de Graduação da Uneal, professora Maria Helena Aragão, ressaltou os resultados satisfatórios para a instituição. “Os esforços individuais estão se unindo ao coletivo da universidade. Cada vez mais, sentimos que existe uma vontade ainda muito forte de fazer uma educação superior de qualidade. Acredito que iremos longe nesse processo de construção e os resultados são e serão imensuráveis para os municípios que estão envolvidos pela Uneal”, frisou.

O vice-reitor da Uneal, professor Clébio Araújo, mostrou-se satisfeito com mais uma conquista para a comunidade acadêmica da Instituição. “O aumento do IGC da Uneal é o que faltava para ampliarmos e consolidarmos, juntamente com o curso de Mestrado, o status da universidade de uma vez por todas. Obrigado a todos que somaram para isso”, agradeceu o gestor.

Ciclo avaliativo – Calculado desde 2007, o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores. Portanto, sua divulgação refere-se sempre a um triênio, compreendendo, assim, todas as áreas avaliadas, ou ainda, todo o ciclo avaliativo.

O conceito de ciclo avaliativo foi definido no Art. 33. da Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007. Ele compreende a realização periódica de avaliação de instituições e cursos superiores, com referência nas avaliações trienais de desempenho de estudantes, as quais subsidiam, respectivamente, os atos de recredenciamento e de renovação de reconhecimento.