3º Encontro Latino-Americano de Midiativismo Facción
O Ministério da Cultura, representado pela secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes, participou do 3º Encontro Latino-Americano de Midiativismo, Facción, realizado entre os dias 23 e 26 de setembro, em Montevidéu, no Uruguai.
O encontro faz parte da agenda do Circuito Cultura Viva, que em seu quinto percurso internacional, aproxima movimentos sociais da cultura e comunicação, por meio da realização de reuniões bilaterais, rodas de conversas, atos políticos e culturais.
A principal pauta do evento debateu como a comunicação, compreendida como ferramenta de ativismo e organização em rede, impõe uma nova forma de fazer jornalismo. “No midiativismo não se trata de se informar no sentido jornalístico, mas efetivamente de experimentar uma prática dialógica, em que a conversação entre muitos cria o pensamento”, afirmou. “Nosso entendimento é que a comunicação não é um meio. É uma forma de organização dos novos movimentos”, explica.
As agendas políticas da América Latina, como cultura em rede, juventude e economia da cultura, entre outros, foram debatidas no encontro.
A secretária também participou de uma reunião com o diretor do Instituto Nacional da Juventude, Santiago Soto, e com a senadora uruguaia, Constanza Moreira, para discutir a ampliação da interlocução com os agentes políticos do país e apresentar os projetos que estão em desenvolvimento no Brasil.
Durante a visita ao Instituto, Ivana Bentes conheceu os projetos desenvolvidos no local e um computador de 100 dólares, cuja tecnologia já se espalhou no Uruguai e está disponível para os estudantes do país.
Facción
A primeira edição do Facción foi realizada em 2013, na Escola de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No encontro deste ano, definiu-se que até o final de 2015, representantes do governo e da sociedade civil do Uruguai, virão ao Brasil para discutir e fortalecer políticas em comum.
