Municípios com até 500 mil habitantes se inscreveram numa seleção do Ministério da Cultura para pleitearem “Espaços Mais Cultura”, programa que objetiva promover o investimento de R$ 450 mil reais em cidades que possuem pouco ou nenhum equipamento cultural, levando em consideração os já existente, como teatros e museus. Ao todo serão investidos R$ 9 milhões para construir 20 espaços culturais multiuso nos municípios selecionados, entre eles Penedo e União dos Palmares, os únicos de Alagoas contemplados;
A maioria dos 20 municípios contemplados está situada na região Nordeste, divididos da seguinte forma: Bahia (4), Alagoas (2), Pernambuco (2) e Ceará (1). Já as regiões Sudeste e Sul tiveram cinco projetos selecionados cada: Minas Gerais (4) e São Paulo (1). No Sul, os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram contemplados com 2, cada, ficando o Paraná com 1. Na região Norte, apenas o município de Novo Acordo, no estado do Tocantins, foi escolhido.
Segundo o Ministério da Cultura as cidades selecionadas com maior população foram Ponta Grossa, no Paraná, e Caucaia, no Ceará, ambas com cerca de 330 mil habitantes. As menores foram Pedrão, na Bahia, com sete mil habitantes, e Novo Acordo, em Tocantins, com apenas quatro mil.
Espaços Mais Cultura
Com o investimento feito nos municípios selecionados, os espaços terão biblioteca, cineteatro, além de salas multiuso para exposições e oficinas. Os Espaços Mais Cultura têm como objetivo a construção, reparação ou adaptação de centros culturais que permitam às comunidades o acesso a um centro cultural e a participação nas atividades por meio de uma gestão compartilhada com as prefeituras.
Oficina
Representantes dos 20 municípios com projetos selecionados deverão comparecer na Oficina de Trabalho Espaços Mais Cultura, que será realizada nos dias 20 e 21 de maio, em Brasília. Entre as atividades, estão previstas consultorias para o ajuste dos projetos para que possam ser qualificados e otimizados de acordo com as respectivas realidades locais.
O Diário da União que publicou o edital pode ser visto AQUI
Atualizado às 22h30