×

Cultura

MinC recebe quadros expostos durante a Copa da Cultura 2010

Representantes da Organização Não Governamental G-Onze estiveram reunidos com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, na tarde desta terça-feira, 24 de julho, em Brasília. Foram agradecer o apoio recebido na realização da exposição da Copa da Cultura 2010, em Joanesburgo, durante os jogos mundias. Aproveitaram a ocasião para presentear o ministro com três quadros de arte digigráfica, que compuseram a mostra.

Juca Ferreira questionou o grupo sobre os preparativos para a Copa da Cultura 2014 e sugeriu a realização de um edital nacional para selecionar os artistas plásticos que vão participar das exposições no próximo mundial de futebol, a ser realizado no Brasil.

O diretor da ONG, José Edson Botelho da Silva, aceitou o desafio e ficou de elaborar, conjuntamente com a equipe técnica do Ministério da Cultura (MinC), uma minuta do edital para ser apresentada ao ministro, ainda este ano. Ficou acertado que o edital irá selecionar obras de onze artistas brasileiros e de um representante de cada país que participar da Copa do Mundo de 2014.

José Edson solicitou apoio do ministério para a realização da exposição Os Onze Futebol e Arte nas cidades de Lisboa, Bruxelas, Berlim e Roma, divulgando artistas plásticos brasileiros e africanos que participaram da Copa da Cultura 2010. O ministro ficou de estudar a possibilidade.

A representante da Fundação de Arte de Ouro Preto e integrante da G-Onze, Isabel Gurgel, convidou o ministro para participar da cerimônia de lançamento da Copa Cultural 2014, que será realizada na cidade de Ouro Preto (MG), no dia 16 de setembro, juntamente com a abertura da nona edição do Festival Tudo é Jazz.

Também estiveram presentes à audiência o presidente da G-Onze, Ivald Granato, a representante da entidade em Brasília, Rosane Pomnitz, e o conselheiro da organização, Roberto Muylaert. Os quadros doados ao ministério são reproduções das obras Paz Global, de Antônio Peticov, Quadro Mágico, de José Zaragoza, e Copa da África do Sul 2010, de Tomoshige Kusuno.

Arte Digigráfica

Tecnologia de última geração que faz a reprodução perfeita de obras de artes, impressas na própria tela. A G-Onze é a primeira organização a trabalhar com esta técnica no Brasil.