O ministro da Cultura, Juca Ferreira, recebeu na tarde dessa quinta-feira (19) os embaixadores do Reino Unido, Alex Ellis, e da Austrália, Patrick Lawless. Na pauta, parcerias bilaterais na área da cultura.
O representante do Reino Unido conversou com Juca Ferreira para pedir colaboração do Ministério da Cultura (MinC) na programação que a embaixada está organizando em homenagem aos 400 anos de William Shakespeare no Brasil no próximo ano. A embaixada irá realizar diversas ações com coletivos culturais brasileiros que apresentam obras do escritor inglêss
O Reino Unido também pretende trazer atrações culturais para as Olimpíadas que serão realizadas no próximo ano no Brasil. Questionado sobre o que da cultura brasileira mais desperta interesse no inglês, o embaixador foi claro. “A música. É difícil falar uma coisa, porque a cultura brasileira é muito rica e a música agrega toda essa cultura”.
Austrália
Juntamente com o embaixador da Austrália no Brasil, Juca Ferreira também recebeu o produtor executivo do Australia Now – Festival de Cultura Australiana 2016, Mark Bromilow. Na pauta, estava a apresentação do festival dirigido por Bromilow e promovido pelo governo australiano a cada ano em um país.
O festival, que será realizado entre abril e maio de 2016, terá atividades por todo o Brasil, mas ficará mais focado em São Paulo (SP). A programação contará com música, circo, teatro, arte e arquitetura, ciência e esporte, gastronomia e moda, com destaque para a cultura dos povos aborígenes. De acordo com o embaixador, a proposta é permitir que, durante o evento, os povos indígenas do Brasil e da Austrália entrem em contato e realizem apresentações culturais conjuntas.
A ideia foi muito bem recebida pelo ministro Juca Ferreira, que também convidou, por meio do embaixador, os povos originários australianos a virem a um encontro da cultura indígena de todo o Brasil que acontecerá no Acre no final de 2016.