×

Cultura

MinC lança obra restaurada, de 1976, de Cacá Diegues

Obra será lançada na Cinemateca Brasileira

O Ministério da Cultura lança nesta terça-feira (03) na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, o filme Xica da Silva, de Cacá Diegues, completamente restaurado. A obra, de 1976, fez parte do Programa de Restauro da Cinemateca Brasileira e foi restaurado usando tecnologia digital 2k sem compressão.

De acordo com a diretora da Cinemateca e coordenadora técnica do Programa, Patrícia de Filippi, devido ao sucesso do filme, muitas cópias foram reproduzidas o que comprometeu o seu negativo original. “Naquela época, infelizmente não existia o hábito de se fazer materiais intermediários para reproduzir obras sem sacrificar o negativo original. Com a confecção de muitas cópias diretamente a partir do negativo, esse material estava muito riscado, apresentando rasgos e mutilações em alguns trechos”.

Para o diretor do filme, Cacá Diegues, a obra, sobre a escrava que se tornou a primeira dama negra de nossa história, foi um dos filmes que mais lhe deu alegria em fazer. “Primeiro, durante as filmagens, pela química entre a equipe e o elenco que tornou o trabalho de quase cinco meses, em Diamantina (MG), um prazer inesquecível. E, depois, no lançamento do filme, pelo enorme sucesso que ele no Brasil e no exterior”, conta o cineasta.

Programa de Restauro

O Programa de Restauro da Cinemateca Brasileira promove, graças ao patrocínio da Petrobras e por meio de convocação pública, a restauração de filmes produzidos nas bitolas de 35mm ou 16mm, em preto e branco ou em cores. Nesta segunda edição foram contemplados 12 proponentes, com um total de 15 títulos (oito curtas e sete longas-metragens), tendo o trabalho de restauração começado em seguida à divulgação dos resultados, em junho de 2010. Xica da Silva, projeto convidado pela Cinemateca a participar do Programa, é o primeiro resultado deste trabalho.

Depois de restaurados, os filmes são lançados em uma caixa de DVDs, e o público poderá consultá-los no Centro de Documentação e Pesquisa da Cinemateca Brasileira. Além disso, o filme poderá ser visto em digital ou 35mm, sob demanda, respeitados os direitos autorais e as condições técnicas de projeção, procedimento padrão da Cinemateca Brasileira.