×

Cultura

MinC e MRE realizam mostra de cinema brasileiro em Frankfurt

A programação cultural paralela à participação do Brasil na tradicional Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, organizada pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério da Cultura, também terá um espaço reservado para o cinema. Entre os dias 2 e 30 de outubro, 19 longas-metragens serão exibidos ao público no Deutsches Filmmuseum, prestigiada instituição cinematográfica alemã.

A programação compõe um recorte abrangente da produção cinematográfica brasileira clássica e contemporânea, contando com obras lançadas de 1929 a 2013. Entre os clássicos, a programação inclui adaptações literárias como “Vidas Secas”, de Nelson Pereira dos Santos, “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade, e “São Bernardo”, de Leon Hirszman; representantes do cinema novo e do cinema marginal como “Terra em Transe”, de Glauber Rocha, e “O Bandido da Luz Vermelha”, de Rogério Sganzerla; e uma obra singular do cinema mudo brasileiro: “Limite”, de Mário Peixoto.

Já entre os exemplares da produção contemporânea, a mostra apresenta desde documentários como “Francisco Brennand”, de Mariana Brennand Fortes, e “Tropicália”, de Marcelo Machado, a filmes de ficção como “Sudoeste”, de Eduardo Nunes, “Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes e “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho, recém escolhido como representante brasileiro a uma indicação para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2014.

No dia 5 de outubro, às 16h, os cineastas Marcelo Machado, Sylvio Back, Cao Hamburger e Helvécio Marins Jr. se reunirão em mesa redonda para discutir os rumos do cinema brasileiro contemporâneo diante do público local. O debate será mediado pelo professor Peter Schulze, especialista em cinema brasileiro da Universidade de Mainz.