O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, dá posse ao novo diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, ANA, Vicente Andreu Guillo, e ao diretor João Gilberto Lotufo Conejo.
Como secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SHRU) do Ministério do Meio Ambiente desde junho de 2008, Vicente Andreu coordenou trabalhos de revitalização das bacias hidrográficas; de gerenciamento dos recursos hídricos; bem como de gestão ambiental urbana, a exemplo da Política Nacional de Resíduos Sólidos, cujo projeto de lei está em tramitação no Congresso Nacional.
Formado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Andreu também foi secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Campinas e presidiu a Sanasa, companhia de saneamento de Campinas. Atualmente é membro do Conselho de Administração da Termobahia e foi presidente da Usina Termelétrica Nova Piratininga Ltda. Desde o ano de 1982, é empregado sem vencimentos da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista), tendo sido diretor sindical do Sindicato dos Eletricitários de Campinas, entre os anos de 1987 e 1995.
João Gilberto, engenheiro civil de formação com especialização em hidráulica pela USP, está na ANA desde 2001, e já ocupou as funções de Superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos, coordenando a elaboração do Atlas de Abastecimento Urbano de Águas, estudo lançado recentemente pela ANA que identificou a situação dos mananciais e sistemas de produção de água em quase três mil municípios.
