Feira deste ano tem como tema "a sabedoria das matas ecoando na cidade"
Termina nesta sexta-feira (23) a 3ª Feira do Livro Indígena de Mato Grosso (Flimt), em Cuiabá. Com apoio do edital de Apoio ao Circuito Nacional de Feiras e Eventos Literários 2014, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), o evento tem como objetivo fomentar o entendimento do Brasil indígena contemporâneo e o acesso da sociedade mato-grossense ao livro e à leitura.
A feira deste ano tem como tema “a sabedoria das matas ecoando na cidade”. A programação, de 21 a 23 de outubro, inclui exposições de livros, adornos tradicionais e pinturas, entre outras manifestações da cultura indígena.
As duas primeiras edições, em 2009 e 2011, reuniram estudantes e professores de instituições de ensino de Mato Grosso e permitiram o acesso a obras literárias de índios e não índios a preços acessíveis e o conhecimento sobre o universo cultural dos povos indígenas brasileiros.
Confira a seguir a programação de hoje:
Centro Cultural da UFMT/Procev
Manhã (Adulto)
8h – Cantos e abertura espiritual: Pajé Marcio Bororo.
8h30 – Conversas da floresta: a sabedoria dos pajés – Pajé Marcides Catulo Peruare e Renato Kithaulu Namiquara, com mediação do escritor Tiago Hakiy (AM).
10h – Mesa de debates: A educação indígena: de dentro para fora e de fora para dentro – escritora Rita Carelli (SP), escritor Roni Wasary (AM) e Dra. Anna Maria Ribeiro (MT), com mediação de Anna Claudia Ramos.
Manhã (Infantil)
9h30 – Roda de Conversa com a escritora Naná Martins (RJ).
10h30 – Roda de Conversa com o escritor Ely Macuxi (AM).
Tarde (Adulto)
14h – Mesa de debate: Editores em foco! – Unemat e UFMT e Tatiana Fulas (Editora Panda Books-SP), com mediação de Anna Claudia Ramos.
16h – Mesa de debates: Da oralidade para os livros – escritor Yaguarê Yamã Aripunaguá (AM), escritora Naná Martins (RJ) e escritor Ely Macuxi (RJ), com mediação do escritor Jaime Diakara (AM).
Tarde (Infantil)
14h – Roda de Conversa com o cineasta Laulau Kuma Txicão (MT) e a escritora Rita Carelli (SP). Apresentação do Documentário: Marangmotxíngmo Mïrang – das Crianças Ikpeng para o Mundo (de Kumaré, Karané e Natuyu Ikpeng. Produção Vídeo nas Aldeias).
15h – Roda de Conversa com o escritor Tiago Hakiy (AM).
17h30 – Ritual de despedida e encerramento.
Endereço do Procev: Av. Fernando Corrêa da Costa, 2.367 – Boa Esperança – Cuiabá (MT)
