Milhares de pessoas compareceram, nesta sexta-feira (16), na Avenida da Paz, no bairro de Jaraguá, para assistirem o desfile estudantil em comemoração aos 194 anos de emancipação política de Alagoas. Este ano, o evento homenageou 21 mulheres alagoanas que se destacaram na área da cultura e da educação do Estado.
Mais de 1.000 estudantes de todo o estado participaram do evento, que começou às 15 horas. O desfile percorreu o trecho que vai do Clube Fênix Alagoana até o Memorial à República. O vice-governador, José Tomáz Nonô, esteve na cerimônia representando o governador Teotônio Vilela e acompanhou o desfile no palanque.
Ao todo, 21 pelotões estiveram na avenida acompanhados de 16 bandas de fanfarra. Participaram do evento as escolas estaduais Tiradentes, Edson Bernardes, Rubens Canuto, Geraldo Melo, Aurelina Palmeira e Benedita de Castro ( Maceió); Comendador José da Silva Peixoto (Penedo), Belarmino Vieira Barros (Minador do Negrão), Nossa Senhora da Apresentação (Porto Calvo), Humberto Mendes (Palmeira dos Índios) e Julieta Ramos (Paripueira).
Também passaram pela avenida a banda da Polícia Militar, os alunos dos segmentos de Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA), as fanfarras dos municípios de Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Flexeiras e as bandas da Escola Municipal Pedro Carnaúba (Viçosa) e do Centro Cultural do Benedito Bentes (Maceió).
Homenagem:
Além de quatro ex-secretárias estaduais de Educação: Maria Dione Moura de Souza; Eunice Auto da Silva Nonô; Maria José Viana; Rosineide Lima Lins Costa e Márcia Valéria Lira Santana, mais dezessete mulheres foram homenageadas: Joana Santos da Silva, marisqueira de Maceió; Nair da Bertina, criadora e brincante do folguedo Taieira; Djanira Santos Silva, professora; Maria Ivone Loureiro, professora; Isabel Torres de Oliveira, professora; Marta Vieira da Silva, jogadora de futebol; Irinéia Rosa Nunes da Silva, artesã do Muquem.
A lista continua com Maria Carmelita de Melo Machado, professora; Lúcia Regueira Lucena, professora; Maria Margarida Pugliesi, professora; Cacilda Damasceno Freitas, tabeliã e escrivã; Iete Melo Mathias, professora; Percina de Assis dos Santos, boleira; Hilda Maria da Silva, mestra de folguedo; Cleonice Barros de Lima, professora; Marinaide Lima de Queiroz Freitas, professora; Marcionila Verçosa do Rêgo, professora.
