×

Alagoas

Microcefalia: saúde capacita profissionais para acolhimento

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) dá continuidade, a partir da próxima segunda-feira (4), à atualização dos profissionais que atuam na Atenção Básica acerca do acolhimento aos recém-nascidos com microcefalia e outras alterações neurológicas. A ação será voltada também ao apoio familiar necessário para garantir o desenvolvimento exitoso do bebê.

A capacitação inicia às 8h, no auditório do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), localizado no Conjunto Santo Eduardo. A proposta é utilizar as técnicas adotadas pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER) junto com a família, onde se encontra uma equipe multiprofissional habilitada para o desenvolvimento da criança.

“A proposta é sensibilizar os profissionais para contribuir com o processo de matriciamento dessas crianças”, apontou Tânia Queiroz, gerente estadual de Atenção Primária. Esse processo é responsável pelo suporte realizado por profissionais e diversas áreas especializadas dado a uma equipe interdisciplinar com o intuito de ampliar o campo de atuação e qualificar suas ações.

Além dos CERs, esses profissionais atuam nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e nos serviços intermunicipais. No entanto, complementa Tânia Queiroz, “esse serviço especializado está concentrado em Maceió e Arapiraca, mas os familiares devem procurar a continuidade desse cuidado para com as crianças em seus municípios. Por isso é importante a capacitação”.

Turmas

No mês de março, foram capacitadas três turmas de assistentes sociais e psicólogos, que atuam na 1ª, 7ª, 8ª e 9ª região de saúde. Nos próximos dias 4, 7 e 11 de abril, serão capacitados os profissionais da 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 10ª região de saúde.

Nos dias 22 e 23 de março, os nutricionistas participaram do mesmo curso, que aconteceu – especificamente voltado para estes profissionais – no auditório do Conselho Regional de Psicologia, localizado no Farol. Nessa atualização, a temática acerca da nutrição e aleitamento materno será enfatizado.