×

Negócios/Economia

Micro e pequenos empresários terão recursos para inovação

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), em parceria com Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vai realizar um seminário sobre elaboração e submissão de propostas para empresários alagoanos interessados em apresentar projetos e concorrer aos recursos do PAPPE Integração – Inovaal (Programa de Subvenção à Pesquisa em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte no Estado de Alagoas). O seminário será nesta quinta-feira (10), no Auditório da Fapeal, localizado na Rua Melo Moraes, 354, no Centro de Maceió, a partir das 8h30.

O encontro já é resultado da primeira reunião de divulgação do programa, que aconteceu no dia 2 de fevereiro e reuniu, na Casa da Indústria, cerca de 170 empresários e pessoas ligadas às universidades de Alagoas. Na ocasião, foram apresentados os pontos que deverão compor o edital a ser lançado em março pela Fapeal e Finep. No total, serão R$ 2 milhões investidos com o objetivo de apoiar financeiramente a inovação nas micro e pequenas empresas, aumentando a competitividade e a sobrevivência no mundo globalizado. Os recursos são da Finep.

Já no seminário, que é aberto a micro e pequenos empresários formalizados há pelo menos um ano, os interessados receberão explicações de como se cadastrar no Sistema de Apoio Científico e Tecnológico (SACTe) da Fapeal, que é o primeiro passo para participar da seleção. Haverá também uma palestra sobre elaboração de projetos e a presença de um técnico da Finep para tirar dúvidas dos participantes. O Banco do Nordeste também enviará um representante para falar sobre a possibilidade de financiamento da contrapartida necessária para quem vai submeter uma proposta ao edital.

Como funciona o PAPPE – O conceito de inovação, para o PAPPE, é o de introdução de novidades ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novo produto, processo ou serviço. E são os recursos necessários para essa mudança que o programa financia, como aquisição de material de consumo, inclusive importado, adaptação de imóveis para desenvolvimento de trabalhos relacionados ao projeto, salários de pesquisadores e solicitação de patentes, entre outros.

“Nossa expectativa é de que entre dez e quinze empresas habilitem suas propostas para concorrer aos recursos do edital, que serão distribuídos segundo o porte das empresas e as definições do comitê gestor do programa”, explica a Gestora Especializada em Ciência e Tecnologia da Fapeal, Juliana Khalili.

“Um dos papéis da Fapeal, que completou vinte anos em 2010, é buscar parcerias que possam viabilizar soluções para o Estado nos assuntos relacionados à ciência e tecnologia. Abriremos esse edital de R$ 2 milhões com a Finep, valor limite para que o Estado também não precise desembolsar recursos, e para ver como vai ser a receptividade em Alagoas. Mas esperamos que essa edição seja muito bem sucedida e que, nas próximas, tenhamos tanto mais dinheiro da Finep, quanto do Estado, pois isso significará que as empresas alagoanas estarão desenvolvendo projetos de inovação e isso refletirá positivamente na economia”, disse Khalili.

Os recursos não são reembolsáveis. Isso quer dizer que as empresas que tiverem suas propostas contempladas não precisarão devolvê-los, apenas será exigida uma contrapartida de 5% do total solicitado para a execução do projeto por parte do empresário. Esse valor será também revertido em benefício da empresa e poderá ser financiado por um banco.

Como resultados esperados do PAPPE, estão a aproximação entre empresariado e universidades, estímulo à inovação como estratégia de competição, inserção de pesquisa e inovação nas empresas, promoção da ciência e tecnologia no Estado e redução de custos nos processos de produção e de serviços.

Cada empresa poderá apresentar mais de um projeto e terá até dezoito meses para desenvolvê-lo. Para participar do seminário, não é necessário se inscrever previamente ou ter participado da reunião anterior. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (82) 3315-2202, 3315-5719 e 3315-4996, das 8h às 14 horas, de segunda à sexta-feira.