Mostras serão apresentadas no Theatro Sete de Setembrono
Neste sábado, 22 de agosto, será comemorado em todo Brasil o Dia do Folclore. E em Penedo, o saudoso mestre do saber popular, José Eduardo Salvador, mais conhecido como Mestre Eduardo, será homenageado.
A exposição ‘Guerreiro Treme Terra’ será aberta para o público a partir das 10hrs, Hall do Theatro Sete de Setembro. Durante o dia, os penedenses vão poder prestigiar além de apresentações, um documentário intitulado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’.
O Mestre Eduardo, Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana, era um grande incentivador para que o folguedo não caísse no esquecimento. Com roupas coloridas enfeitadas com lantejoulas, espelhos e fitas, ele dançava e cantava recitais acompanhados por acordeões, pífanos, tambores e pandeiros.
A tradição do Guerreiro em Penedo foi seguramente sustentada por Eduardo Salvador. O Mestre veio de Viçosa onde aprendeu sua arte de confeccionar os trajes do guerreiro. Aos 20 anos adotou Penedo como sua terra natal, onde foi peça fundamental para a Cultura local tornando-se referência na região do Baixo São Francisco e no estado como todo.
Mestre Eduardo Salvador morreu na cidade ribeirinha no dia 6 de fevereiro de 2015 aos 90 anos, sendo 60 destes dedicados a atividade folclórica.
Confira a programação
09h – Apresentação do Projeto Ensaios na Praça com a participação da Banda Juvenil do Monte Pio dos Artistas;
10h – Abertura ao público da Exposição Guerreiro Treme Terra no hall do Teatro Sete de Setembro;
11h – Apresentação de grupos folclóricos infantis do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora;
15h – Exibição do documentário Patrimônio Vivo de Alagoas;
19h – Encerramento das atividades com a Oficina Sesc de Dramaturgia.
