×

Cultura

Mestre Daniel de Viçosa será homenageado hoje no III Festival de Palavras Pretas

O grupo da 3ª Idade de Viçosa homenageia hoje, a partir das 18h, o Mestre Daniel do guerreiro, que faleceu de câncer de próstata no dia 5 de março. A homenagem será com o grupo de guerreiro Riacho do Meio, que era comandado pelo Mestre Daniel, além da apresentação do Mestre que vai substituí-lo. O palco é o do Teatro Abelardo Lopes, no SESI Pajuçara, durante III Festival Alagoano das Palavras Pretas, organizado pelo Projeto Raízes de Áfricas.

O Guerreiro Riacho do Meio é formado por 38 dos 236 idosos que integram o grupo da 3ª Idade do município de Viçosa. A Secretaria de Assistência Social é responsável pela manutenção do grupo que se reúne toda terça-feira, na sede própria, localizada na Rua do Cravo.

Telma Wanderley é a coordenadora do grupo e organiza o guerreiro, ela está muito feliz em homenagear o Mestre Daniel. Foi para ela que o Mestre entregou o chapéu antes de morrer. “Durante a apresentação vamos mostrar alguns objetos que foram confeccionados pelo Mestre Daniel. Ele confeccionou as espadas, os chapéus, o boi de carnaval e desenhou as roupas do guerreiro. Vou mostrar também os CDs que ele gravou contando histórias de trancoso”. Os CDs do Mestre ganharam destaque na Bienal do Livro, em 2009, após ganharem o apoio da Prefeitura de Viçosa na elaboração do material gráfico, incluindo layout das capas produzido pela jornalista Thácia Simone.

O novo Mestre que será apresentado hoje à noite, foi escolhido de maneira democrática. O Mestre Nado, conhecido como Nado Sanfoneiro, estreia com as vestes de guerreiro do Mestre Daniel, depois estas roupas seguirão para a Casa da Cultura de Viçosa, onde ficará imortalizada na memória dos alagoanos e principalmente na dos viçosenses.