×

Cultura

Mestre André comanda o guerreiro Mensageiro Padre Cícero

Mestre André é o chefe da brincadeira no Santos Dumont

André Joaquim dos Santos é natural da cidade de Olho D’Água das Flores, mas foi em Palmeira dos Índios que deu os primeiros passos para se tornar mestre do guerreiro, graças ao ensinamento da mestra Zefa Bispo e à inspiração do seu pai José Joaquim, que era músico e mantinha um grupo de reisado. Mas seu sucesso se deu mesmo na capital alagoana.

Sua trajetória como mestre de guerreiro teve início há 30 anos, quando reuniu trinta pessoas de 12 a 50 anos de idade e começou ensaiar, aos sábados, em um arraial montado em uma praça no Eustáquio Gomes. “O que era apenas uma brincadeira, tornou-se uma opção de diversão e entretimento para nós e para a comunidade”, relembra mestre André. Segundo ele, foi daí que começou a passar a arte da dança do guerreiro e difundir a manifestação cultural.

Mestre André afirma ainda que apesar da motivação do grupo, dos ensaios e da alegria, faltavam as vestimentas. Foi quando surgiu um convite para que o grupo se apresentasse no bairro do Vergel do Lago. “Foi uma boa oportunidade e animou ainda mais os figurantes, já que cada um passaria a ter seu traje característico do guerreiro”, explica o mestre.

Quando iniciou suas apresentações à frente do Guerreiro Mensageiros Padre Cícero do bairro do Santos Dumont, mestre André contava com apenas 16 peças do vestuário da dança do guerreiro. Atualmente, são 42 peças de roupas, chapéus, coroas e diademas. “Além das peças, também adquiri mais experiência e uma boa tonalidade de voz”, destaca mestre André.

Ao longo de três décadas, mestre André é um apaixonado pelo folclore alagoano e um abnegado na arte de ensinar o que aprendeu em seus 65 anos de idade. Na semana passada, ele passou a integrar o livro de Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas,que lhe garante uma ajuda de custo vitalícia no valor de 1,5 salário mínimo do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Cultura.

As apresentações do guerreiro Mensageiros Padre Cícero do mestre André já foram vistas em Penedo, Atalaia, Pilar, Marechal, Satuba, Coqueiro Seco e Viçosa, além dos bairros do Tabuleiro, Jacintinho, Eustáquio Gomes, Rosane Collor, Santos Dumont, Benedito Bentes, Bebedouro, Trapiche e Vergel em Maceió.