Santistas comemoram o gol de Neymar
O Santos segue na luta em busca da “Triplíce Coroa” do futebol brasileiro. Após conquistar o Paulistão e a Copa do Brasil em 2010, o time da Vila Belmiro, a mais famosa do mundo, venceu na noite de ontem o Avaí por 2 x 1 e voltou à terceira colocação do Campeonato Brasileiro. Com essa vitória, a nona na competição, o Peixe chegou aos 30 pontos, ao lado do Botafogo, mas com vantagem no critério de desempate.
O JOGO
Apesar do sucesso no resultado, em campo não foi tranquilo. O começo fulminante com o gol marcado aos 55 segundos de partida – quando Danilo cruzou da direita, o avaiense Rudnei rebateu para trás, no meio da área, e Neymar chegou chutando a bola de primeira para fazer o gol – serviu para que o time santista jogasse em ritmo lento em quase todos os noventa minutos regulamentares.
Sustos
Tanto que no primeiro tempo o time santista só teve mais uma chance de fazer o gol, aos 14 minutos, quando Zé Eduardo, sozinho na área, perdeu a jogada ao chutar a bola para fora. Depois disso, um jogo até corrido, mas preocupante apenas para o técnico Antônio Lopes, que viu sua defesa tomar cartões amarelos na tentativa de parar Neymar e precisar mudar ainda na etapa inicial para evitar uma expulsão (tirou Marcos e colocou Emerson Nunes).
No segundo tempo a partida melhorou graças às tentativas do Avaí. Perdeu três grandes chances: aos 12 quando obrigou o goleiro santista Rafael a duas grandes defesas; aos 18, quando Vandinho chutou a bola na trave – na volta Rudnei mandou para fora, com um giro de corpo no ar; e aos 32 minutos, quando Leandro Bonfim lançou e Válber perdeu um gol fácil de cobertura, mandando a bola para fora.
O Santos teve uma grande chance aos 34 minutos, mas para o desespero do torcedor, Danilo foi lançado na cara do gol por Alan Patrick e chutou a bola torto, fora. Parecia que o placar ia ficar nisso quando Marcel fez 2 a 0, aos 38 minutos – Neymar cruzou para o atacante na pequena área e ele dominou e chutou sem chance de defesa.
Desfecho
Ainda teve um último susto para os poucos santistas que foram à Vila Belmiro: eram 42 minutos quando Válber driblou bem o zagueiro Edu Dracena e chutou no canto de Rafael, descontando e fechando o placar em 2 a 1. Com isso, o time santista se vinga da eliminação na Copa Sul-americana e segue sendo o único time que não empatou nas dez rodadas pós Copa do Mundo na Série A.
O próximo jogo santista é no domingo, contra o Flamengo, pela 19.ª rodada. Desde já há um problema para o técnico Dorival Júnior: Neymar foi advertido por simular pênalti e tomou o terceiro cartão amarelo da série, estando suspenso. O Avaí, com a derrota, fica em 10.º lugar e recebe o Atlético-PR, no domingo.
Ficha Técnica
Santos 2 x 1 Avaí
SANTOS: Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Arouca, Danilo e Marquinhos (Zezinho); Neymar , Keirrison (Alan Patrick) e Zé Eduardo (Marcel). Técnico: Dorival Júnior
AVAÍ: Renan; Marcos (Emerson Nunes ), Rafael, Emerson e Eltinho; Marcinho Guerreiro, Rudnei, Jeferson (Leandro Bonfim) e Válber; Cristian (Laércio) e Vandinho. Técnico: Antônio Lopes
Gols – Neymar, a 55 segundos do primeiro tempo; Marcel, aos 38, e Válber, aos 42 minutos do segundo tempo; Árbitro – Carlos Eugênio Simon (RS); Renda – R$ 171.835,00; Público – 7.141 pagantes; Local – Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
