×

Penedo

Mesmo sem conclusão, conjunto habitacional começa a ser ocupado em Penedo

Aos poucos, famílias começam a ocupar o conjunto

Dezoito dias depois de ser palco para uma série de discursos, o Conjunto Vale do Marituba em Penedo, começa definitivamente a ser ocupado pelos beneficiários. O novo conjunto habitacional que contemplará 344 famílias de baixa renda no município começou a ter os imóveis ocupados na última semana, sendo entregue por dia uma média de quarenta casas.

Com a greve na Eletrobrás Distribuição Alagoas, muitos beneficiários do Programa do Governo Federal ‘Minha Casa, Minha Vida’ que possibilitou a construção das unidades habitacionais em parceria com o Governo do Estado de Alagoas, ficaram impossibilitados de requerer a ligação elétrica para os imóveis, devendo permanecer alguns dias no escuro, antes de ocupar de forma definitiva as casas.

De acordo com as informações quando os beneficiários recebem o imóvel sempre estão acompanhados de um engenheiro civil da empresa Arquitec, responsável pela construção do conjunto habitacional. Na oportunidade eles verificam se o quite do banheiro está em ordem, para posteriormente assinar um documento de recebimento do imóvel, e então solicitar a ligação da rede elétrica por parte da Eletrobrás Distribuição Alagoas.

Banheiros sem porta

Na manhã desta terça-feira, 24 de julho, alguns moradores mostraram que os banheiros das casas recebidas ainda continuavam sem os quites ou mesmo sem a porta. O banheiro que é necessário em qualquer residência foi construído na parte externa do imóvel, oferecendo risco e exposição para qualquer morador que não possa providenciar a construção do muro de proteção após o recebimento da casa.

Algo que também chamou a atenção foi o fato das paredes das casas que são coladas umas nas outras, não serem rebocadas na parte interna, tendo sido apenas aplicada uma coloração branca diretamente nos blocos de cimento que ergueram a estrutura de alvenaria. “A gente vem logo para a casa porque precisa, mas o que eu não sei é porque chamaram a gente no dia 06, não entregaram, e somente agora entregam, e mesmo assim nessas condições”, desabafou uma beneficiária mãe de duas crianças.

Satisfação

Outro morador que recebeu uma casa em umas das esquinas do conjunto mostrou que os quites só não são colocados se a pessoa quiser receber logo o imóvel, se comprometendo a instalar por conta própria logo após a entrega por parte da construtora.

Na casa desse morador o piso de cimento bruto já foi substituído por cerâmico e o vaso e a pia do banheiro já contam com a instalação hidráulica. “Tem gente que não tem o que dizer e ainda reclama. Ruim é a gente viver no aluguel”, declarou o beneficiário.