×

Penedo

Mesmo diante da crise, servidores rejeitam proposta do prefeito de Penedo

Novos atos foram marcados para os dias 06 e 07 de julho e podem resultar na deflagração de greve

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem) realizou nesta terça-feira, 21 de junho, assembleia geral extraordinária para apresentar ao funcionalismo a contraproposta formalizada pelo prefeito Március Beltrão. O encontro foi realizado no auditório Joaquim Reis de Santana.

Apesar dos servidores terem acesso do documento (Clique Aqui) enviado pela prefeitura de Penedo mostrando a situação financeira do município que está, nesse momento, impossibilitado de conceder qualquer reajuste, o índice de 'reposição' foi rejeitado pela maioria absoluta dos presentes na assembleia.

Com essa decisão de não aceitar a contraproposta do executivo, os servidores foram informados dos próximos atos que inicialmente serão realizados nos dias 06 e 07 de julho e podem resultar na paralisação dos serviços públicos municipais por tempo indeterminado, segundo a presidente do Sindspem, Ana Flávia Teixeira.

De acordo com o prefeito Március Beltrão, a contraproposta feita com base nas reivindicações do sindicato busca o entendimento com o funcionalismo, sem prejudicar a população. A proposta de reajuste feita pelo Executivo e que foi rejeitada nesta terça-feira, 21, é de 1% linear, dividido em três parcelas. O sindicato pleiteia 40% de reposição de perda salarial.

“Hoje estamos com todas as contas em dia, salários dos servidores sendo pagos em dia, fornecedores recebendo também em dia. A conjuntura econômica requer preocupações e ninguém teria condições de conceder um reajuste de 40%. Jamais tomaria tal atitude, podendo até causar danos ao erário público. Todos os pleitos foram respondidos, vários atendidos e outros serão negociados, diante das condições que o Município pode cumprir”, explicou.“Quero e vou continuar com todas as contas rigorosamente em dia, sem que o servidor seja prejudicado e que os serviços possam continuar sendo ofertados com qualidade aos nossos munícipes”, complementou o prefeito Marcius Beltrão, enfatizando que reajuste de 40% é muito além da realidade vivida pelo Brasil e que nenhum ente público seria capaz de cumprir nesse momento.

O Brasil passa por uma grande crise política e econômica. Isso tem prejudicado os municípios brasileiros, principalmente os de menor porte, como Penedo, por exemplo. Portais de notícias de vários estados brasileiros quase que diariamente repercutem notícias mostrando como prefeitos tem enfrentado esse momento de dificuldades, muitos deles até sem conseguir pagar salários há 6 meses.