Já com a vaga garantida no Mundial da Colômbia, a Seleção Brasileira Sub-20 deu um grande passo rumo à vaga olímpica em Londres 2012 no jogo desta quarta-feira à noite em Arequipa.
Com a vitória de 1 a 0 sobre o Equador, na penúltima rodada do hexagonal final, o Brasil chegou aos nove pontos ganhos, um a menos do que o líder Uruguai, contra quem decide o título do Sul-Americano do Peru 2011 no sábado, e três à frente da Argentina, derrotada pelos uruguaios no segundo jogo da rodada tripla da noite por 1 a 0.
No sábado, o Brasil pode até perder para o Uruguai, no caso de a Argentina derrotar a Colômbia e igualá-lo nos nove pontos, que ainda assim conquista a vaga olímpica – basta manter a enorme vantagem que tem no saldo de gols, de seis gols contra zero dos argentinos.
No jogo contra o Equador, parecia que a tarefa do Brasil seria facilitada. Logo no início, Oscar cobrou falta com precisão e Casemiro se antecipou para fazer 1 a 0 no que foi o seu terceiro gol na competição.
O jogo ficou sob controle, e outras chances de gol surgiram. A mais clara delas, em outro passe certeiro de Oscar, em que Diego Maurício, completamente livre à frente do goleiro, chutou para fora. Lucas e Diego Maurício, outra vez tiveram chances de ampliar o placar, mas não conseguiram.
Com isso, o Equador se encorajou a buscar o único resultado que lhe interessava: com cinco pontos ganhos, somente ganhando chegaria aos oito, ultrapassando o Brasil e entrando assim na briga pela título e pela vaga olímpica.
O time equatoriano passou a pressionar, mas não conseguiu o objetivo: a Seleção Brasileira soube segurar o resultado e saiu de campo dependendo de uma vitória sobre o Uruguai para ficar com mais um título sul-americano. De quebra, com a vaga nas Olimpíadas de Londres 2012.