Após o encerramento da greve dos trabalhadores da Educação, os integrantes da Mesa Permanente de Responsabilidade Educacional retomam as atividades nesta terça-feira (29), às 9h, no Salão dos Conselhos do Palácio República dos Palmares. Em pauta, o planejamento da matrícula para 2010, reposição de aulas e avanços na execução do Programa Geração Saber.
O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, determinou na semana passada que as 15 Coordenadorias de Ensino encaminhem até esta segunda-feira (28), à secretaria, o relatório circunstanciado sobre o funcionamento das escolas durante o período da paralisação.
“Na semana que antecedeu ao término da greve, quase 80% das escolas já tinham retomado as atividades normalmente. Mas durante os quase dois meses do movimento, houve escolas que pararam parcialmente, outras se mantiveram abertas. Portanto, levaremos esse levantamento à discussão na mesa permanente, para estabelecermos um calendário especial não linear de reposição das aulas, para atender a realidade de cada escola”, explica o secretário.
Rogério Teófilo também irá informar sobre os avanços na execução do Programa Geração Saber — resultado do projeto de cooperação técnica entre Secretaria, Ministério da Educação (MEC) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) — cuja meta é oferecer educação de qualidade na rede pública de Alagoas, a partir do regime de colaboração celebrado entre o Estado e o conjunto dos municípios.
Ele lembra que durante o período da greve foi mantido o calendário de socialização do Geração Saber com os segmentos signatários do Pacto pela Educação em todas as regiões do Estado. No último dia 21, no auditório da secretaria, as ações do programa foram apresentadas aos servidores, aos representantes do MEC e do Pnud e do Conselho Estadual de Educação (CEE).
“Todos os segmentos foram unânimes em reconhecer a importância desse programa para reverter os baixos indicadores educacionais de Alagoas. Agora, que entramos na etapa de execução das ações, precisamos do envolvimento e do compromisso de cada um, sobretudo do servidor que está na ponta do sistema, na escola”, salienta o secretário.
Rogério considera que o sucesso do Geração Saber depende, em grande parte, do engajamento dos alunos, dos professores, dos diretores, dos agentes administrativos e de apoio, dos conselhos escolares, enfim, de toda a comunidade escolar, ao destacar que o Ministério da Educação aposta no programa, ao colocá-lo como referência nacional para ser aplicado em outros estados brasileiros; ao ponto de já ter liberado R$ 200 milhões.
O Geração Saber é, na prática avalia o secretário, o cumprimento da ação de governo no termo de compromisso assinado há um ano, no Pacto pela Educação com os trabalhadores do setor. Não podemos desconsiderar esse esforço coletivo para recuperar três décadas de desacertos na política educacional de Alagoas.