×

Maceió

Mês da Mulher: FMAC promove apresentações de canto coral

O Dia da Mulher foi comemorado no domingo, dia 8 de março, mas em Maceió as homenagens não param por aí. O mês inteiro será dedicado a elas e as maceioenses serão presenteadas com apresentações do espetáculo “Canto para todos os cantos”, do Coretfal. Entre os dias 20 e 24, três exibições gratuitas acontecerão no Centro e em escolas públicas.

A primeira mostra do coro acontecerá no dia 20, às 15h, na Escola Municipal Gerusa Costa Lima, no Jacintinho. No mesmo dia, às 17h30, é o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) que recebe o espetáculo. Na semana seguinte, dia 24, a apresentação será no Calçadão do Comércio, às 17h. A ação da Prefeitura de Maceió é realizada pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

A escolha do coral para fazer a homenagem não poderia ser outra. O Coretfal foi fundado por uma mulher em 1975, Maria Augusta Monteiro, mãe da atual regente do coro, Fátima Menezes, que garante: “As apresentações homenagearão a força e a coragem da mulher”.

Sobre o espetáculo

Segundo Fátima Menezes, o show vai mostrar o que o Brasil tem de melhor, com canções, que mostram a pluralidade da nossa cultura, numa data internacionalmente importante. O espetáculo “Canto para todos os cantos” foi apresentado na cidade de Lucca na Itália durante um intercâmbio cultural feito em setembro de 2013.

Dividida em duas partes, a mostra do Coretfal traz 14 músicas. No primeiro momento o destaque vai para a música popular brasileira e traz sucessos como Esse teu olhar, de Tom Jobim, e Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, além de clássicos de Luiz Gonzaga.

Na segunda parte do espetáculo o foco vai para as manifestações folclóricas típicas do Nordeste. Ganham o palco canções, danças, vestuários e artefatos artesanais típicos da taieira, maracatu e caboclinho, revelando a riqueza da cultura popular nordestina e brasileira.

“Sinto-me honrada de fazer parte dessa homenagem, todas nós merecemos uma tarde agradável. A idéia da FMAC foi fantástica, dar oportunidade para quem não tem de conhecer e apreciar um espetáculo que foi levado para Europa”, ressaltou Fátima.

Cintia Calheiros/ Ascom FMAC