Os usuários do transporte ferroviário da região metropolitana vão ganhar um importante benefício: a construção da estação no Mercado, reconstrução da estação do Bom Parto, além da revitalização de 6 km de linha férrea. A ordem de serviço para as obras no valor de R$23 milhões foi assinada na manhã desta sexta-feira (06), na sede da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e prazo de execução é de um ano.
Ordem de Serviço Estação Mercado
O prefeito Rui Palmeira foi um dos signatários da ordem de serviço e destacou: “Será um ganho para quem utiliza o transporte público e o transporte ferroviário na região metropolitana. Também precisamos investir e levar o Veículo Leve sobre Trilhos(VLT) a outras áreas, e Maceió vai ganhar com isso. Somente melhorando a qualidade do transporte público é que poderemos desenvolver as cidades. A Prefeitura tem feito sua parte, investindo no transporte coletivo como a Faixa Azul e, em breve a Faixa Azul na Avenida Comendador Leão”.
“As estações terão acessibilidade, escadas rolantes e elevadores. Serão duas estações modernas e bem diferentes das atuais, que trarão conforto, maior oferta de viagens e segurança aos usuários. E não serão apenas obras da CBTU, a Prefeitura também estará realizando intervenções estruturantes no entorno das estações”, explicou o superintendente regional da CBTU em Maceió, Marcelo de Aguiar.
“O transporte sobre trilhos é, comprovadamente, o melhor sistema para transporte de massa. Nós já estamos executando o projeto de expansão da linha férrea e a Prefeitura é sempre parceira”, completou o superintendente.
Ordem de Serviço Estação Mercado
O senador Benedito de Lira também esteve presente. Ele enfatizou que “o transporte público de qualidade precisava chegar a Maceió. O sistema ferroviário na região metropolitana existia, mas era subutilizado. A implantação do VLT melhorou a qualidade de transporte ferroviário e agora, com essas obras, estamos dando continuidade e ampliando esse serviço”, destacou o senador. “Tenho agradecido ao prefeito Rui Palmeira e disse a ele que vamos continuar juntos e trabalhando para melhorar a qualidade dos serviços que são colocados à disposição da população”, completou.
Trens Urbanos
A linha ferroviária que opera em Maceió atende três municípios da região metropolitana: Maceió, Satuba e Rio Largo. A tarifa cobrada por viagem é de R$ 0,50. O itinerário atual parte da estação em Maceió até Lourenço de Albuquerque. A meta da Prefeitura e da CBTU é ampliar a abrangência das viagens.
