×

Maceió

Mercado do Artesanato recebe projeto social Abadá Capoeira

Apoiados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), o projeto Abadá tem levado roda de capoeira para o Mercado do Artesanato. O projeto social reúne cerca de 30 crianças e adolescentes da região que aprendem mais sobre cultura regional e respeito ao próximo.

Instrutora de capoeira, Aldenir Pereira (Cheetara), explica que o objetivo do projeto é “dar uma rasteira nas drogas e em tudo que influencia de forma ruim na nossa saúde. É um projeto de aula gratuita e aberta para a comunidade do entorno do mercado. Podem se inscrever crianças a partir dos 6 anos”, explica.

Há seis anos participando do projeto social, Thaís de Medeiros, 15 anos, mora no Vergel e toda sexta-feira participa da aula de capoeira no Mercado do Artesanato. Para ela, estar ali muda a sua vida. “Eu não tinha vontade de fazer, mas quando vi o esporte me encantei. Ele preenche o que está vazio dentro da gente. Aqui eu estou aprendendo a praticar respeito e compaixão com o próximo”, afirma a jovem capoeirista.

Abrir o espaço para a realização do projeto que tem transformado a realidade das crianças da região é um dos papéis da gestão pública, acredita a secretária adjunta da Semtabes, Ríssia Rodrigues. “O Mercado do Artesanato é um local para arte, cultura, lazer e o esporte. Além deste projeto, estamos em parceria com os permissionários para realização de outras oficinas no local, além de um grande projeto para levar apresentações artísticas até o equipamento”, atenta Ríssia.

As aulas de capoeira ocorrem todas as sextas-feiras, às 15h, e aos sábados, às 10h, no segundo piso do Mercado do Artesanato. Para se inscrever, basta ter acima dos 6 anos e comparecer no horário das aulas.