O time do Santos retorna hoje ao Pacaembu, mais precisamente às 16 horas, para encerrar um duelo desigual com o Santo André, na disputa do título do Paulistão. Apoiado por mais de 35 mil torcedores, os Meninos da Vila podem até perder por um gol de diferença para coroar uma campanha brilhante e se consagrarem campeão paulista pela 18.ª vez. Com tanto favoritismo, o Peixe já prepara a festa e, depois de bastante trabalho para vencer o adversário no primeiro jogo, espera repetir as atuações de gala que marcaram sua trajetória no Estadual.
Para se ter uma idéia da brilhante campanha santista, nas 22 partidas disputadas, a equipe de Dorival Júnior não perdeu por dois gols de diferença nenhuma vez. Foram apenas duas derrotas, para Mogi Mirim (2 a 1) e Palmeiras (4 a 3). Esses números mostram quão difícil será a missão do Santo André para reverter a situação e buscar o título.
De quebra, o Santos ainda terá a volta de Neymar, que machucou o olho direito e saiu no intervalo da vitória de virada por 3 a 2, no primeiro confronto. Principal estrela entre os Meninos da Vila, o atacante de 18 anos busca seu primeiro título como profissional.
No meio de semana pela Copa do Brasil, sem o camisa 11, Robinho e Ganso assumiram a responsabilidade e tiveram boa atuação na derrota por 3 a 2 para o Atlético-MG, jogando no Mineirão. Em um teste difícil, diante do estádio Magalhães Pinto lotado, o time se impôs contra os atleticanos e conseguiu amenizar o tropeço, em noite inspirada de Diego Tardelli (autor de três gols).
O atacante André, que entrou no segundo tempo e foi decisivo na primeira partida da final, teve atuação discreta em Minas e deve voltar ao banco nesta tarde.
Para os jovens Paulo Henrique Ganso e Neymar, que no ano passado participaram da campanha que resultou no vice-campeonato estadual, o Corinthians foi o campeão, é a chance da redenção. No mesmo Pacaembu, os dois iniciaram como titulares contra o Timão, mas acabaram substituídos e não evitaram o empate por 1 a 1, resultado insuficiente para os santistas, após a derrota por 3 a 1 na Vila.
Com um ataque quase centenário, dono de 98 gols na temporada, o Santos tem boa chance de chegar ao centésimo gol hoje. Neymar, que não quer jogar com óculos especiais para proteger os olhos, é o principal goleador, com 21 tentos(12 no Estadual e 9 na Copa do Brasil).
Em apenas quatro meses, o jovem time santista igualou o número de gols da última temporada inteira. Sensação do primeiro semestre, os garotos da Vila encantaram o País com goleadas inesquecíveis. No Estadual, chegaram a aplicar 9 a 1 no Ituano. Pela Copa do Brasil, o Guarani, que neste ano volta à Série A nacional, apanhou de 8 a 1 e o modesto Naviraiense de 10 a 0.
Missão impossível
Para tentar uma improvável surpresa na tarde de hoje no Pacaembu, o Santo André sabe que precisa de atuação ainda melhor que no jogo de ida. Com um primeiro tempo impressionante, o time do ABC poderia ter confirmado uma zebra histórica. Mas perdeu boas chances e sucumbiu na etapa final. “Acreditamos ser possível reverter o placar. Também sabemos que para isso precisamos ser muito eficientes nas oportunidades que surgirem na partida e na marcação aos craques peixeiros”, declarou o técnico Sérgio Soares.
O atacante Rodriguinho está a apenas dois gols para superar Ricardo Bueno, do Oeste e alcançar a artilharia do Paulistão. Os mesmos dois gols que o time precisa para vencer o Santos e se sagrar campeão do Estadual. Caso consiga tal façanha, Rodriguinho ganhará R$ 300 mil pela marca de goleador. Ao ser questionado sobre o que faria com o prêmio, Rodriguinho disse que não sabia qual era o valor, mas que usaria para comprar a casa dos pais, Julia Batista e Joviel Bispo, que moram em Santos. “A gente sempre sonha em dar uma condição melhor aos pais e se conseguir o prêmio vou comprar uma casa para eles”, afirmou. Para isso, o destaque do time treinou pesado nas finalizações.