×

Penedo

Meninas do Lar de Nazaré celebram Natal

Crianças receberam presentes doados por cooperados da Unicred e da Unimed

As meninas atendidas pelo Lar de Nazaré, instituição de assistência social situada em Penedo, receberam presentes doados por cooperados da Unimed e da Unicred que atuam no município ribeirinho. A entrega realizada na tarde da última quinta-feira, 23, foi marcada pela emoção entre os organizadores da boa ação e a alegria das internas que estavam há dois anos sem comemorar o Natal dessa forma.

O período sem evento semelhante no Lar de Nazaré foi informado pela diretora da entidade, Solange Raposo, e exemplifica a dificuldade que existe para manter a instituição em funcionamento. Dependente de contribuições voluntárias, repasses eventuais de verbas e doações de cestas básicas doadas pela Justiça (pagamento de penas alternativas), o orfanato fundada em 1956 pelo Monsenhor Aldo de Melo Brandão enfrenta problemas até para suprir as necessidades mais básicas.

Meninas estavam precisando de material para higiene pessoal

Procurada pelos dirigentes da Unimed Penedo para saber que tipo de doações as internas deveriam receber, o contato prévio revelou uma sugestão inesperada para atender as 24 meninas que atualmente residem no orfanato. Solange Raposo informou que elas estavam precisando de material para higiene pessoal (toalhas, pasta e escova de dente, sabonete e saboneteira).

Fernando Vinícius - aquiacontece.com.brO pedido foi prontamente atendido, mas a carência motivou os que respondem pelas duas cooperativas em Penedo. Eles buscaram cooperados e colaboradores para arrecadar brinquedos e conseguiram levar um pouco mais de alegria para as crianças e adolescentes do Lar de Nazaré.

Todas as 24 internas receberam seus respectivos ‘kits’ de higiene pessoal junto com um presente novinho das mãos de funcionários das cooperativas, mas quem ganhou mesmo foram os representantes da Unimed e da Unicred que participaram do evento. Ninguém conseguiu segurar o choro durante o discurso de agradecimento, feito por uma das adolescentes, ou na apresentação do grupo coral formado pelas internas, com repertório adaptado para homenagear aos que se dispõem a colaborar com a manutenção do orfanato.

Promover o bem para crianças, adolescentes e jovens pobres

Sob o olhar contemplativo do Monsenhor Aldo de Melo Brandão, a solenidade registrada na íntegra pela reportagem do aquiacontece.com.br foi concluída com um lanche. Aos 84 anos de vida, 56 deles como sacerdote, Padre Aldo – como é conhecido – lembrou de sua infância pobre em Penedo, onde nasceu, e voltou a lembrar que havia decidido, antes mesmo de ingressar no seminário, que teria uma vida religiosa dedicada a promover o bem para crianças, adolescentes e jovens pobres.

Fernando Vinícius - aquiacontece.com.br

“É por isso que sempre peço ajuda das pessoas generosas e Deus nos abençoa muito nesse trabalho”, afirmou Monsenhor Aldo Brandão em seu discurso sobre a história da Escola Profissionalizante Lar de Nazaré (confira matéria sobre o tema no link notícias relacionadas). O religioso falou ainda da expectativa em relação ao retorno da participação da Petrobrás na instituição no próximo ano, estatal que destinou verba para o orfanato de 2006 a 2009. Com a saída da Petrobrás, o Lar de Nazaré reduziu sua capacidade de atendimento.

Em meio à crise recente, Padre Aldo levanta sua voz e declarou para a mídia que a instituição não fechará suas portas porque ele mantém sua disposição em pedir de ajuda, o que não cansa de repetir. Fica a dúvida quanto ao futuro do Lar de Nazaré sem sua presença. Já idoso, mas com uma lucidez impressionante, o religioso que instalou alguns projetos sociais em Arapiraca – onde se encontra desde 1986 – anunciou que pretende criar mais uma instituição de assistência social no Agreste, uma casa para idosos, seu próximo endereço residencial.