Os trabalhos para deixar o Memorial à República pronto para receber as autoridades no próximo domingo, dia 7 de setembro, quando acontece o desfile em comemoração à Independência do Brasil, estão à todo vapor. A movimentação no local, que conta a história da República e faz uma homenagem aos marechais alagoanos Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, já é intensa e a expectativa é a de que centenas de pessoas se concentrem nas proximidades do Memorial no próximo domingo para ver o desfile passar.
Oito pessoas estão trabalhando no retoque do piso, das lâmpadas, das esculturas em bronze dos marechais alagoanos, do brasão e na troca das bandeiras, para receber o governador Teotonio Vilela Filho, os militares e os presidentes dos poderes, além dos convidados em geral.
A espada do marechal Floriano Peixoto – que havia sido roubada — foi reposta, e uma limpeza completa das esculturas e do brasão foi realizada. Além disso, as 29 bandeiras – do Brasil, dos 27 Estados, do Distrito Federal e de Maceió – que ficam hasteadas freqüentemente e chamam a atenção de quem passa pelo Memorial, serão todas trocadas até o dia do evento.
Memorial – A assessora do Memorial à República, Suely Bandeira, lembra aos visitantes que o espaço será aberto ao público após o término do desfile, dando a oportunidade das pessoas conhecerem um pouco da história da República e ampliando as opções de lazer no feriado, que este ano, cai no próximo domingo.
A segurança no local também já foi reforçada. “Durante o desfile, apenas as autoridades terão acesso ao Memorial, mas depois que ele acabar, o público vai poder vir conhecer o espaço, que conta, atualmente, além dos oito painéis fixos que relatam a história da República, com uma exposição itinerante”, afirmou Suely.
Em frente ao Memorial, um palanque já foi montado para abrigar as demais autoridades que vão assistir ao desfile das mais de 3 mil pessoas no próximo dia 7 de setembro. O evento está previsto para começar às 8h30.
Homenagem — O Memorial à República foi inaugurado em 15 de novembro de 2005, em homenagem aos dois Marechais alagoanos. Com uma arquitetura moderna elaborada pelo alagoano Alex Barbosa, o Memorial é um espaço no qual as pessoas podem saber um pouco mais da história da República e conferir exposições itinerantes trocadas a cada mês e vindas de diversas partes do país.
Mensalmente, o Memorial à República recebe uma média de 800 pessoas e o número de visitas só tende a crescer durante a alta temporada, já que, além de tudo, foi construído em um local privilegiado pela vista e pelo som do mar. “O pôr-do-sol aqui é lindo”, destaca a gerente do Memorial, Andréa Azevedo.
Funcionários da Secretaria de Estado da Cultura ficam à disposição do público diariamente para acompanhar as visitas. Em um espaço chamado de “Salão Verde” — onde tudo é verde — os visitantes têm a oportunidade de viajar no tempo e conhecer, por meio de fotografias, todos os presidentes da República Federativa do Brasil – um total de 35. Um brasão fixado no teto da sala, também chama a atenção de quem passa por lá.
O local funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. As escolas podem agendar visitas por meio do telefone 3315-1914.
