×

Alagoas

Membros do MPE/AL integram nova gestão do Conselho de Segurança

Procurador de Justiça Eduardo Tavares e o promotor Alfredo Gaspar Mendonça passam a integrar a nova gestão

A partir desta segunda-feira (2), o procurador de Justiça Eduardo Tavares Mendes e o promotor de Justiça Alfredo Gaspar Mendonça Neto passam a integrar a nova gestão do Conselho de Segurança de Alagoas (Conseg), biênio de 2013 a 2015. Os novos membros do colegiado tomaram posse hoje em cerimônia realizada no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, com presença do governador Teotônio Vilela Filho.

Nos próximos dois anos, Eduardo Tavares falará pelo Estado, assim como o juiz de direito Diógenes Tenório de Albuquerque e o advogado Antônio Carlos Freitas Melro Gouveia. Já Alfredo Gaspar seguirá representando o Ministério Público Estadual (MPE/AL), papel que desempenha desde janeiro, quando foi indicado pelo Colégio de Procuradores de Justiça para substituir o atual procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, no Conseg.

Com experiência de quem já foi procurador-geral de Justiça por dois mandatos, Eduardo Tavares espera contribuir de forma efetiva nas decisões relacionadas à segurança pública. “O Conseg tem papel fundamental na elaboração de estratégias de combate à violência em Alagoas, que é hoje um dos nossos maiores males. Não vou hesitar em usar todo o conhecimento que acumulei nestes anos de Ministério Público para colaborar com a sociedade alagoana”, disse o procurador.

Já o coordenador do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) enalteceu o papel do Conselho no combate à violência. “Vamos debater aqui assuntos de vital importância para a segurança pública em Alagoas. Sinto-me lisonjeado por ter sido indicado para representar o Ministério Público Estadual neste colegiado”, afirmou Alfredo Gaspar.

Novos membros

Além de Eduardo Tavares e Alfredo Gaspar, também tomaram posse na manhã desta segunda-feira o procurador Ivan Luiz da Silva (Procuradoria Geral do Estado); o delegado Francisco de Assis Amorim Terceiro (Polícia Civil); o coronel Mário da Hora (Polícia Militar); o coronel Gláucio Luiz Espírito Santo Alcântara (Corpo de Bombeiros) e o advogado Fábio Henrique Cavalcante Gomes (OAB).

O bancário Fernando Teles de Farias (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos); o defensor público Ricardo Melro (Defensoria Pública de Alagoas); o advogado Fábio Ferreira (Assembleia Legislativa Estadual) e o coronel Carlos Alberto Mendonça Silva (Secretaria de Estado da Defesa Social) completam a gestão do colegiado presidido pelo juiz Maurício Brêda.

O Conselho

Em atividade desde julho de 2007, o Conselho Estadual de Segurança Pública é um órgão vinculado ao Poder Executivo, que controla a atuação administrativa e financeira das instituições integrantes da área da Defesa Social no estado de Alagoas. Também é responsabilidade do Conseg fiscalizar o cumprimento dos deveres funcionais da referida pasta.

Por ser um órgão colegiado, busca a integração de diversas instituições que trabalham no combate ao crime para dinamizar a gestão da segurança pública em Alagoas, além de reivindicar a transparência da ação governamental nesse campo de atuação.