A cerimônia ocorreu na Academia de Polícia Senador Arnon de Mello, no bairro do Trapiche
Nas figuras dos promotores de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça Neto e Adilza Inácio de Freitas, o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) recebeu, na manhã desta terça-feira (22), a homenagem “Amigo da Polícia” do Comando-Geral da Polícia Militar do Estado de Alagoas (PM/AL). O ex-secretário estadual de Defesa Social e procurador de Justiça, Eduardo Tavares, também foi homenageado pelos militares em virtude dos serviços prestados à segurança pública no estado.
A cerimônia ocorreu na Academia de Polícia Senador Arnon de Mello, no bairro do Trapiche, durante a formatura alusiva à Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. Receberam a homenagem autoridades, empresários e profissionais que colaboraram de algum modo com a PM/AL na construção de alternativas pacíficas de obediência à lei num estado democrático de direito.
Presente no evento, o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá enalteceu a parceria entre Ministério Público e Polícia Militar na defesa da segurança pública em Alagoas. “São duas instituições que atuam em conjunto. Uma não existiria sem a outra e, em face dessa integração operacional, reconhecendo os valores exponencias do MPE/AL, a PM/AL resolveu homenagear os nossos membros. A promotora de Justiça Adilza Freitas também está sendo reconhecida pelo trabalho que desenvolve à frente da Associação do Ministério Público do Estado de Alagoas, a Ampal, na luta pela efetividade da segurança pública em nosso estado”, disse.
“É uma honra muito grande ser lembrada pela Polícia Militar alagoana que, com sua magnitude e importância, é o braço forte do Estado na garantia da manutenção da ordem pública. Os policiais militares cumprem com esmero o dever de proteger os cidadãos com o trabalho de segurança ostensiva. Como delegada da Polícia Civil de Pernambuco e, agora, como promotora de Justiça aprendi a admirar a corporação pela dedicação e amor à causa empenhada todos os dias no cumprimento da sua função”, destacou a presidente da Ampal, Adilza Freitas.
Para o coordenador do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), promotor Alfredo Gaspar de Mendonça, a integração entre as duas forças reflete a necessidade da população por efetividade no combate à violência e ao crime.
“Consequentemente, desenvolve-se um laço amizade entre MPE/AL e PM/AL no dia a dia de trabalho na manutenção da paz social. Recebo com muita satisfação esta homenagem”, completou. “Ser 'Amigo da Polícia' é um reconhecimento que a instituição do Ministério Público merece”, destacou o procurador de Justiça Eduardo Tavares.
