Durante visita, membros do Conseg puderam acompanhar em tempo real uma abordagem da PM
Membros do Conselho Estadual de Segurança (Conseg) estiveram na sede da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), nesta segunda-feira (25), para conhecer mais uma ferramenta utilizada pelo órgão no combate à criminalidade: o videomonitoramento.
Funcionando desde dezembro do ano passado, o videomonitoramento conta com câmeras espalhadas pelas principais vias públicas da capital. O Centro de Monitoramento fica instalado na Defesa Social, observando a movimentação de pessoas e veículos 24 horas.
Durante a visita, os membros do Conseg puderam acompanhar em tempo real uma abordagem da PM a partir da filmagem de um homem em atitude suspeita no Centro de Maceió. “Sem dúvida, o videomonitoramento é uma ferramenta de grande importância na área de prevenção à criminalidade”, disse o presidente do colegiado, juiz Maurício Brêda.
Segundo o secretário, o projeto é fundamental para uma filosofia moderna de segurança pública com o auxílio da tecnologia. “O videomonitoramento ajuda no policiamento preventivo, ajudando o patrulhamento de rua”, disse, lembrando aos membros do Conseg que mais 40 câmeras do projeto Crack: é Possível Vencer serão instaladas nos bairros do Vergel e do Benedito Bentes.
Tráfico
Com o videomonitoramento, a Polícia Militar vem conseguindo aumentar os flagrantes de tráfico de drogas, resultando na apreensão de entorpecentes e prisão de criminosos. De acordo com a coordenação do Centro de Controles Operacional da Seds, os flagrantes acontecem geralmente nas orlas marítima e lagunar da capital.
Tecnologia
As câmeras têm resolução em HD e zoom que possibilita a leitura de placas ou identificação de pessoas a mais de 500 metros de distância e as imagens ficam armazenadas por um período de até seis meses. O sistema conta ainda com câmeras OCR, que estão instaladas nas principais vias de acesso e saída da capital para fazer a leitura de placas de veículos.
Dário Cesar comentou ainda que outra aposta da Defesa Social na área de tecnologia é o Sistema de Comunicação Digital, beneficiando inicialmente os órgãos de segurança com transmissão de voz e dados em todo o Estado. Após a consulta pública, a Seds fará o lançamento do processo de licitação pública.
