×

Meio Ambiente

Membros de assentamentos recebem projeto do IMA em Joaquim Gomes

Membros de assentamentos recebem projeto do IMA em Joaquim Gomes

Equipes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estarão em Joaquim Gomes nesta quarta-feira (11), para levar o projeto de educação ambiental ao assentamento Paulo Freire, localizado no município de Joaquim Gomes. Na ocasião, haverá uma reunião para divulgar a Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici e sensibilizar os moradores sobre a importância da proteção e preservação da fauna e flora da região.

As crianças da comunidade participarão de jogos ambientais e haverá oficina de sabão ecológico para os adultos. Cerca de 150 famílias serão atendidas pelo projeto.

A visita aos assentamentos faz parte da segunda etapa do projeto “Você Sabia que Mora na APA de Murici?”, realizado pela gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc) do IMA, em parceria com a gerência de Educação Ambiental e o Laboratório do órgão, e tem como foco os movimentos sociais e comunidades indígenas.

O município de Flexeiras, também inserido na APA, foi o primeiro a receber a segunda fase do projeto. Agora o foco da equipe é Joaquim Gomes, que tem um de total 17 assentamentos. “Todos os assentamentos do município serão contemplados com o projeto”, comentou Lana Navarro, assessora técnica da APA de Murici. O próximo município a receber o projeto será Colônia Leopoldina.

Além da reunião com os assentados, o IMA levará educação ambiental para a comunidade local. Jogos, cinema, palestra e oficina fazem parte da programação, que deverá contemplar o público infanto-juvenil entre 2 de 15 anos. “Nosso intuito é orientar adultos e crianças sobre a importância da fauna e flora da região”, contou Juliana Costa, técnica da equipe de Educação Ambiental do IMA.O último assentamento visitado pela equipe foi o Filhos da Terra, também em Joaquim Gomes. O projeto atendeu 50 adultos e 20 crianças, que aprenderam com os técnicos a importância de se preservar o meio ambiente e foram conscientizados sobre a responsabilidade de todos em relação à Unidade de Conservação em que vivem.

“Os assentados foram bem receptivos e interagiram bastante com o projeto. Houve até apresentação musical realizada por alguns membros da comunidade”, disse Lana Navarro.

Nas próximas ações, o Instituto de Preservação da Mata Atlântica (IPMA), que é membro do Conselho Gestor da APA de Murici, deverá atuar como parceiro no projeto, com palestras voltadas para o público infantil, com foco na conservação dos recursos naturais.