Recuperação das nascentes fazem parte da programação
Assentamentos do município de Flexeiras receberão as equipes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) na quarta-feira (9), para uma reunião sobre a fauna e flora da região, que está inserida na Área de Proteção Ambiental (APP) de Murici. Crianças da comunidade serão contempladas com atividades de educação ambiental.
A visita aos assentamentos faz parte da segunda etapa do projeto “Você Sabia que Mora na APA de Murici?”, voltado para os movimentos sociais e comunidades indígenas, que é realizado pela gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc) do órgão ambiental.
Em reunião com membros do Conselho Gestor da APA de Murici, realizada em janeiro deste ano, representantes do IMA fecharam parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para unirem os projetos “Você sabia que mora na APA de Murici?” e “Recuperação de Nascentes”.
Inicialmente, os municípios contemplados serão Flexeiras, Colônia Leopoldina e Joaquim Gomes. Segundo Ludgero Barros, gerente da Gefuc, duas nascentes serão recuperadas somente em Flexeiras.
A equipe esteve quarta-feira (2) no município para fazer o primeiro contato com os assentamentos. “Dia 9 retornaremos para esclarecer quais são os cuidados necessários, principalmente para quem está dentro de uma APA”, explicou Ludgero Barros.
Educação Ambiental – Além da reunião com os assentamentos, o IMA levará educação para a comunidade local. Jogos ambientais, cinema, palestra e oficina fazem parte da programaçãm que deverá contemplar crianças de 2 a 15 anos.
“Nosso intuito é orientar adultos e crianças sobre a importância da fauna e flora da região”, contou Juliana Costa, técnica da equipe de Educação Ambiental do IMA.
