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Alagoas

Melhoria na prestação de serviços públicos é tema de livro sobre administração

O superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Thiago Ávila, desenvolveu um estudo direcionado à melhoria da prestação de serviços públicos através da utilização de plataformas tecnológicas e processos operacionais. O texto está publicado no livro “Arquitetura Orientada a Serviço da Administração Pública”.

Elaborada pelo grupo de pesquisa de Gestão Estratégica do Conhecimento e Inovação em Organizações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – do qual o servidor é integrante – a obra será lançada na próxima segunda-feira (24), às 19h, na V Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

“O objetivo do livro é apresentar um modelo conceitual de prestação de serviços públicos de forma eficaz, mediante a definição de uma arquitetura de negócio e de tecnologia voltada para a qualidade”, afirma Thiago Ávila. Segundo ele, essa proposta foi baseada em estudos de experiências nacionais e internacionais já consolidadas, além de amplo referencial teórico relacionados a governo eletrônico e gestão do conhecimento.

Direcionado principalmente a gestores e técnicos que trabalhem no desenvolvimento e aperfeiçoamento do alcance de serviços públicos através da utilização de plataformas tecnológicas, o livro enfatiza as instituições de ensino superior. “O portal da Ufal, por exemplo, foi desenvolvido a partir dessa pesquisa, que começou a ser realizada em 2006 e está contada no livro”, lembrou o superintendente.

A obra é composta de três capítulos: apresentação da fundamentação teórica geral, com foco nas universidades; uma abordagem conceitual e experiências práticas no Governo – com autoria do servidor – e análise da experiência prática do portal atual da Ufal.