Geralmente, o outono no Brasil é considerado um período de baixa temporada para viajar, ou seja, os destinos mais procurados ainda não estão recebendo tantos turistas.
Praias, parque das águas quentes, museus, tudo fica mais vazio. E, uma das grandes vantagens de sair em viagem neste período, é não ter que dividir as principais atrações do lugar com aquela multidão de turistas.
A outra grande vantagem é a economia. Os pacotes turísticos, em geral, costumam ser mais em conta neste período. Como as regiões sobrevivem com o fluxo de turistas, para eles é mais vantajoso vender pacotes mesmo que a um preço menor.
Para onde ir
O destino sempre depende do perfil do viajante. Se você não gosta de jeito nenhum de maresia, ou da areia da praia, então, por mais em conta que seja, é melhor não ir para essas localidades.
Nordeste
O nordeste brasileiro é mais chuvoso no inverno, nos meses de junho, julho e agosto. Também pode haver concentração de chuva nos meses de janeiro a março.
Por isso, muitas praias e mesmo os famosos passeios em alto mar acabam ficando impraticáveis. Ainda assim, são boas opções de viagem para quem gosta do calor, já que os termômetros não dão trégua, podendo chegar aos 30ºC facilmente.
Chapada Diamantina, Bahia
A Chapada Diamantina fica na região central do estado da Bahia e se tornou um dos principais destinos do ecoturismo brasileiro. Cortada por diversos rios e penhascos, a região oferece diversas atividades ao ar livre.
O contato com a natureza é o que a região tem mais a oferecer. São diversas serras trilhas, cachoeiras e piscinas artificiais.
O Parque Nacional da Chapada é uma dessas atrações. Criado em setembro de 1985, se estende por vários municípios da região e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Centro-Oeste
A região é bastante conhecida por seu ecoturismo, ou seja, é outra localidade em que o contato com a natureza é o carro-chefe. E tem para todos os gostos, para quem gosta de pescar, para quem prefere mergulhar e até para quem prefere ficar em terra firme.
Pantanal
O Pantanal brasileiro fica entre os estados do Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul e, apesar de não ter uma área muito extensa, é uma verdadeira jóia da biodiversidade brasileira. Abriga centenas de espécies diferentes de animais e vegetais.
Outro ponto positivo é a proximidade de outros polos turísticos. É bem viável fazer um tour por diversas áreas como Bonito (MS), Chapada dos Veadeiros (GO), além das famosas piscinas quentes de Goiás.
Sudeste
O sudeste brasileiro é repleto de bons lugares para conhecer no outono. O litoral fica mais agradável, com poucas chuvas, clima mais ameno e menos cheio. Há também áreas mais agitadas, como a capital de São Paulo, um dos maiores centros gastronômicos e culturais do país.
Se você prefere montanha, pode optar por Campos do Jordão, em São Paulo e Teresópolis, no Rio de Janeiro. Ambas têm temperaturas bem mais amenas que lembram o clima temperado.
Paraty, RJ
Localizada no sul do Rio de Janeiro, a cidade de Paraty é um destino super charmoso. O município tem diversas construções históricas, já que surgiu no período colonial, tendo vivenciado os ciclos do ouro e do café. No século XIX era importante ponto de escoamento do ouro que saía de Minas para a Europa.
Ficou esquecida até a década de 1970, quando passou a integrar o sistema rodoviário da BR-101. Os moradores acreditam que foi esse isolamento que propiciou a preservação do patrimônio material e imaterial de Paraty.
A arquitetura local é singela, mas nem por isso menos vistosa. As igrejas, por exemplo, não costumam ter muito dourado, como as de Minas e Bahia. Além do mergulho na história brasileira, Paraty também oferece diversas praias e passeios de barco.
Tombada pelo IPHAN desde a década de 1950, uma das atrações mais famosas de Paraty é a Festa Literária Internacional, a FLIP.
Sul
A região sul do Brasil é tradicionalmente mais fria e pode ser um bom atrativo para quem quer conhecer um pouco da cultura italiana e alemã, por exemplo. Diversos imigrantes se instalaram na região no início do século XX e os seus descendentes buscam manter as tradições vivas.
Gramado, RS
Um dos destinos mais famosos da região é Gramado, que fica na Serra Gaúcha. Repleta de bares, cafés e bons restaurantes, a cidade é bastante convidativa para quem quer relaxar e sentir um pouco do clima europeu sem sair do Brasil.
Há diversas construções para conhecer, como a Igreja Matriz de São Pedro, construída em estilo gótico. De água verde escura, o Lago Negro traz aquele contato com a natureza sem dispensar o lindo visual para fotos.
