Costa dos Corais
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) participou, na última segunda-feira (17), do lançamento do projeto TerraMar, no município de Tamandaré, em Pernambuco. O secretário da pasta, Alexandre Ayres, o superintendente de Meio Ambiente, Mateus Gonzales, o técnico do órgão, Eduardo Barreto, e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) representaram o Governo do Estado na solenidade.
Durante o encontro, foi explicado que o projeto é resultado de parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Ministério Federal do Meio Ambiente da Alemanha, por meio da Agência Alemã de Cooperação Técnica (GIZ).
O orçamento do projeto é de 11 milhões de euros (R$ 42 milhões), até 2020, em ações para o monitoramento integrado e gestão dos recursos naturais. Uma de suas metas é manter conservada a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, que é a maior Unidade de Conservação Federal Marinha do Brasil, com 413 mil hectares.
De acordo com Alexandre Ayres, a Semarh tem incentivado a preservação dos recursos naturais em Alagoas. O secretário lembrou que a iniciativa contempla o estado, já que sete cidades da região Norte fazem parte da APA Costa dos Corais – Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio e Paripueira.
Atribuições
O projeto TerraMar é inédito porque tanto olha para as necessidades de preservação e conservação do mar quanto para as do continente, na intenção de identificar todas as ameaças aos ecossistemas.
O projeto atuará de modo complementar a outros projetos destinados à zona costeira e marinha, em especial ao Projeto Áreas Marinhas Protegidas – GEF-Mar. Também apoiará o Brasil no cumprimento das metas de Aichi; sobretudo das metas 2 – Integrar os valores da biodiversidade no desenvolvimento; 6 – Pesca sustentável; 10 – Redução dos impactos sobre os recifes de corais; e 11 – Ampliação e consolidação do sistema de conservação da zona costeira e marinha.
