O Diário Oficial do Estado trouxe em sua publicação desta segunda-feira (10), um decreto em que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) terá a atribuição em conceder a Comenda Guardião das Águas.
A honraria será destinada a pessoas físicas e jurídicas, empresas públicas ou privadas que contribuem de maneira efetiva com ações responsáveis pelo uso da água, além da conservação dos recursos naturais em Alagoas.
De acordo com o superintendente de Meio Ambiente da Semarh, Mateus Gonzalez, a honraria é um mecanismo importante para estimular as pessoas a preservarem os recursos hídricos do estado.
“A Comenda Guardião das Águas tem a finalidade de estimular às pessoas, sejam físicas ou jurídicas, a continuar com a iniciativa de preservar o uso responsável da água. O estado preza pela fiscalização para evitar desperdícios, no entanto, com a comenda a população terá ciência de desenvolver ações de conservação ao invés de causar danos aos recursos hídricos”, avalia Mateus Gonzalez.
A comenda constitui a mais alta condecoração concedida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. A honraria será concedida após a avaliação de um conselho integrado presidido pelo secretário de Meio Ambiente, Alexandre Ayres. Participam ainda o Gabinete Civil e a Superintendência de Meio Ambiente.
A entrega da medalha será realizada em solenidade pública no Dia Mundial da Água, em 22 de março.
