Um peixamento com a inserção de 300 mil peixes e o plantio de 100 mudas de arvóres da mata ciliar e de fruteiras às margens do rio São Francisco em Belo Monte. Com esta atividade, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Alagoas encerrou as comemorações em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, programação executada este ano nos municípios de Penedo, Igreja Nova e Belo Monte.
As atividades da Semana Integrada do Meio Ambiente foram finalizadas no povoado Barra do Ipanema, localizado na foz do rio Ipanema com o rio São Francisco. O local escolhido foi a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres. Lá estudantes, professores e a comunidade em geral conheceram os investimentos realizados pela Codevasf em Alagoas, especialmente aqueles aplicados em Belo Monte, como a implantação do sistema de abastecimento de água tratada em Barra do Ipanema e na sede do município de Belo Monte.
Nos intervalos da apresentação, estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora dos Prazeres apresentaram trabalhos escolares relacionados à consciência ambiental, especialmente na relação da comunidade com os rio Ipanema e São Francisco. Para recepcionar a comunidade e visitantes, a banda Bate na Lata, formada por estudantes do programa ProJovem desenvolvido no município, apresentava músicas brasileiras a partir de instrumentos feitos com materiais reciclados doados pela comunidade, a exemplo de tambores utilizados para armazenar óleo diesel e por latões.
Na quarta-feira (08), as atividades da Semana do Meio Ambiente foram realizadas no município de Igreja Nova. Numa parceria da Codevasf com a prefeitura municipal, estudantes e professores da Escola Municipal Frei Arnaldo conheceram o funcionamento de um sistema de esgotamento sanitário e seus benefícios para a comunidade a partir de exposição do chefe da Unidade de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas, Pedo Melo, que abordou, especialmente, as obras para implantação do esgotamento sanitário de Igreja Nova, executado pela Codevasf. Após a palestra, os estudantes participaram da exibição e de um debate acerca do documentário “A História das Coisas”, que trata sobre os impactos do consumo no meio ambiente.
Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, as atividades desenvolvidas pela Codevasf e pelos parceiros no evento fortalecem o debate sobre o papel de cada um de nós para uma convivência equilibrado das pessoas com o ambiente natural.
“O ser humano é parte desse ambiente natural. Dessa forma, precisa entender que tem um papel fundamental para sua preservação. Todas as iniciativas que possam levar a uma reflexão sobre essa relação contribuirão de forma decisiva para ampliar a consciência ecológica em nossa sociedade. A Codevasf não foge de sua responsabilidade. Discutir nossas ações, em especial do Programa de Revitalização do São Francisco, ajuda as pessoas a buscar seu papel neste processo”, definiu.